Memória Saúde Sociedade

Como o Sul global enfrenta a pandemia?

Instituto Nutes da UFRJ realiza seminário on-line sobre o tema nesta quarta-feira (29/4)

O Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ realiza, na próxima quarta-feira(29/4), às 14h, o seminário on-line Como Enfrentar uma Pandemia no Sul Global? Estratégias, Impactos e Esperanças. O objetivo é promover um diálogo interdisciplinar sobre o contexto atual na região, considerando realidades distintas e atravessadas por um histórico de injustiça e desigualdade.

O tema será abordado por pesquisadores e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS) do Nutes, oriundos de cinco países da América Latina. Participam do seminário Angélica Mejía (Educação Ambiental, Colômbia), Lilia Villegas (Enfermagem, Peru), Juan Bacigalupo (Saúde Coletiva, Chile), Tamiris Rizzo (Nutrição, Brasil-EUA), Valentina Carranza (Comunicação, Argentina) e Yansy Delgado (Saúde Coletiva, Peru).

O debate será conduzido por Celso Sanches, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e a mediação será feita por Alexandre Brasil, professor do Nutes. O seminário também discutirá caminhos para outros mundos possíveis, considerando saberes e tecnologias sociais das áreas de Educação, Ciências e Saúde.

O evento é gratuito e aberto ao público, com transmissão pelo canal do Nutes no YouTube. Se preferir acompanhar da sala de transmissão on-line, inscreva-se aqui.

A atividade faz parte do XIV Ciclo de Seminários de Integração Acadêmica do Instituto Nutes que, em razão da pandemia provocada pela disseminação do novo coronavírus, toda semana lança um olhar diferente sobre a COVID-19. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail seminários@nutes.ufrj.br