Memória Saúde Tecnologias

UFRJ desenvolve sistemas de acompanhamento online da COVID-19

Site de mapeamento do coronavírus no Rio de Janeiro está disponível

Pesquisadores do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação (Pesc) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE), ambos da UFRJ, desenvolveram um sistema georreferenciado para o acompanhamento on-line da evolução da pandemia causada pelo novo coronavírus. A tecnologia foi implantada no Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, e se encontra no ar o site para acompanhamento dos casos de infecções em todo o território fluminense: https://dadoscovid19.cos.ufrj.br.

Uma versão restrita do sistema está sendo utilizada pelo Gabinete Ampliado de Crise para assessoramento ao Governo Estado do Rio de Janeiro no enfrentamento da pandemia, e pelo Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar para Enfrentamento da COVID-19 para apoiar a tomada de decisões estratégicas relativas ao combate ao vírus SARS-COV-2.

Aberto ao público, o site permite acompanhar o número de casos confirmados, suspeitos, recuperados e a quantidade de óbitos, desde 1/3. A tecnologia do sistema, desenvolvida sob a coordenação do professor da Coppe/UFRJ e do NCE, Claudio Miceli de Farias, e do professor da Coppe/UFRJ, Guilherme Horta Travassos, permite também que os gestores da área de medicina acompanhem toda a evolução da epidemia, a partir do tratamento e da análise de dados realizados automaticamente pela ferramenta, o que facilitará na tomada de decisão. Os interessados podem ainda verificar as ocorrências por gênero e faixa etária, além de selecionar cada um dos municípios do Rio que desejar.

O sistema também está estruturado para consolidar dados coletados juntos às secretarias municipais e estaduais e ao Ministério da Saúde. Como parte da ferramenta, foi criado outro sistema voltado para a notificações de eventos que auxiliará os profissionais da saúde cadastrarem as ocorrências.

Essas tecnologias fazem parte de um conjunto de sistemas computacionais e modelagens desenvolvido por pesquisadores da UFRJ, em parceria com outras universidades. Muitas das ferramentas serão utilizadas por profissionais, gestores e tomadores de decisão que estão atuando na “linha de frente” para reduzir os efeitos da pandemia. As iniciativas incluem sistemas de software e tecnologias que possibilitam acompanhar a evolução do estado dos pacientes; facilitar a comunicação entre as equipes de saúde, e viabilizar a modelagem de equipamentos usados para proteger profissionais da área da Saúde que estão trabalhando em hospitais e postos de saúde.