Memória Saúde

CPOR terá dormitórios para profissionais de saúde da UFRJ

Parceria da UFRJ traduz esforço coletivo para saúde e segurança dos profissionais de saúde da UFRJ

Em uma parceria com a UFRJ, o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro (CPOR-RJ), em Bonsucesso, disponibilizou os alojamentos da unidade militar para servirem de dormitórios diurnos e noturnos aos profissionais de saúde e residentes de todas as unidades de saúde da Universidade. O cadastro dos interessados já está sendo realizado, pois o número de vagas é limitado. Trata-se de um esforço coletivo para que os trabalhadores descansem e se sintam mais seguros no enfrentamento ao novo coronavírus.

A estrutura fornecida nos dormitórios é simples, mas haverá uma ala feminina e outra masculina, ambas dotadas de pontos para carregamento de celular e notebooks (não há wi-fi disponível), banheiros com chuveiros elétricos e armários individuais. O próprio profissional de saúde deve assegurar o enxoval (roupas de cama, toalhas de banho, talheres e caneca), bem como os itens de higiene pessoal (sabonete, xampu, condicionador etc.) e o cadeado para os armários individuais.

Cada profissional de saúde ou residente ficará em um beliche. Dentro dos alojamentos não há refrigeradores, mas, segundo Elaine de Souza Barros, diretora administrativa do Instituto de Neurologia Deolindo Couto, uma das responsáveis por cadastrar os interessados, haverá água gelada e café em uma área de convivência. As refeições também ficarão sob responsabilidade da Universidade.

De acordo com Amil José Baptista, assessor da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), as instalações foram vistoriadas pela coordenadora de Políticas de Saúde do Trabalhador, Rosemarie Galvão Portella. Para a segurança de todos, os interessados devem informar nome completo, CPF, função, telefone de contato, os dias da semana com o período (manhã, tarde ou noite) em que estarão no alojamento e se usarão transporte próprio (informar placa, modelo, marca e cor do veículo) ou transporte oferecido pela UFRJ.

A Prefeitura Universitária ficará a cargo da conexão entre a Cidade Universitária e o CPOR, que fica no número 5.292 da Avenida Brasil, em Bonsucesso. O cadastro pode ser realizado a qualquer momento, desde que existam vagas. Os interessados devem enviar uma mensagem por e-mail ou WhatsApp para  Elaine (elaine@indc.ufrj.br/98886-8941) ou Amil (amil@pr4.ufrj.br/96410-6659).