Memória Saúde Sociedade

Já ouviu a UFRJ hoje?

Produções em mídia sonora repercutem pandemia provocada pelo novo coronavírus. Confira nossas sugestões e acesse coronavirus.ufrj.br/audios

A Rádio UFRJ, transmitindo em caráter experimental desde 2019, lançou nesta semana reportagens que repercutem a pandemia da COVID-19. Se você acessar www.radio.ufrj.br, poderá conferir notícias sobre educação, saúde, trabalho, sociedade, todas relacionadas à disseminação do novo coronavírus e suas consequências no país.

De acordo com Marcelo Kischinhevsky, coordenador do Núcleo de Rádio e TV (NRTV), órgão suplementar do Fórum de Ciência e Cultura (FCC), ao qual a Rádio está vinculada, a cobertura mobiliza a equipe de jornalismo da emissora, além de bolsistas de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicação (ECO). “O trabalho tem sido especialmente desafiador porque o NRTV obedece à recomendação da Reitoria e mantém, desde o início da semana, atividades exclusivamente em regime de home office. Mesmo assim, temos conseguido produzir conteúdo relevante para as comunidades interna e externa, cumprindo nossa missão de oferecer comunicação pública e educativa de qualidade”, avalia.

O conteúdo da Rádio UFRJ também está na plataforma Spreaker. Você ainda pode acompanhar as novidades pelas mídias sociais: Facebook e Instagram. Vale também enviar sugestões de pauta para radio@forum.ufrj.br.

Fala, cientista

Outra dica é o podcast Microbiando, produzido pelo Instituto de Microbiologia da UFRJ, em parceria com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Já na terceira temporada, o podcast tem o objetivo de partilhar as novidades da área, traduzindo para linguagem acessível ao público resultados de pesquisas e textos científicos. Episódios gravados em 27/1 e 11/3 discutem o que é pandemia, quais as características do vírus SARS-CoV-2, como a população deve se proteger etc. Clique aqui e escute!

É da comunidade universitária e também produz conteúdo em mídia sonora sobre a temática? Envie seu trabalho para coronavirus@ufrj.br.