Cultura Memória

UFRJ seleciona composição de obra sinfônica

Peça será exibida durante as comemorações dos 100 anos da instituição

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e o Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, em parceria com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), lançam edital para seleção de obra sinfônica. A peça será executada durante as comemorações dos 100 anos da Universidade, celebrados em setembro deste ano.

O concurso, que conta com financiamento do Programa de Apoio às Artes (Proart), é aberto a compositores brasileiros, sendo vedada a participação de servidores da própria UFRJ. As obras devem ser inéditas e ter entre 10 e 12 minutos de duração. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$ 20 mil, um certificado de premiação e terá a obra estreada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (Osufrj).

“A iniciativa de se comemorar o centenário de nossa Universidade com uma nova obra sinfônica é das mais louváveis. O estímulo à criação de novas obras musicais é essencial para o desenvolvimento cultural e artístico do país”, afirmou o professor Alexandre Schubert, chefe do Departamento de Composição da Escola de Música. “O edital, ao contemplar não somente um prêmio em dinheiro, mas também a apresentação da obra vencedora pela Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto público, torna ainda mais importante e significativo o concurso, afinal a arte e a cultura devem estar acessíveis a todos. A Universidade cumpre a sua missão de estimular a cultura e oferecer à sociedade o resultado de altíssima qualidade artística”, completou.

As inscrições são gratuitas e vão até 29/5. O resultado final do concurso será publicado no dia 26/6. Confira o edital com todos os critérios de participação. Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser obtidos pelo e-mail orquestra@musica.ufrj.br