UFRJ integra aliança global de universidades pelo clima

A instituição é a única da América Latina a compor grupo que participa do Fórum Econômico Mundial

A UFRJ é a única da América Latina a integrar a Global Alliance of Universities on Climate (Gauc), um grupo de universidades líderes no debate sobre mudanças climáticas que, em 2020, acompanhou o Fórum Econômico Mundial (FEM). O evento é realizado em Davos, na Suíça, foi realizado de 21 a 24/1.

Neste ano, a sustentabilidade foi o tema central da reunião, que costuma definir os rumos da economia global. Governos, investidores e empresas discutiram como se adaptar a uma realidade de esgotamento de recursos naturais, acirramento de desigualdades e iminente colapso ambiental. Relatório produzido pelo FEM chegou a classificar a crise do clima como o principal risco da década.

Nesse contexto, a Universidade Tsinghua, uma das melhores da China, tomou a iniciativa de criar a Gauc. A ideia foi apresentar o que os centros de pesquisa produzem em termos de tecnologias sustentáveis. “A Aliança surge em um momento de extrema importância mundial, uma vez que é fundamental começar uma rota de crescimento de baixo carbono. As tecnologias desenvolvidas nas diferentes universidades poderão contribuir fortemente para que esse objetivo seja atingido”, defendeu Suzana Kahn, professora do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) e representante da UFRJ em Davos.

A Universidade Tsinghua é parceira da Coppe/UFRJ há mais de 10 anos. As duas instituições fundaram e dirigem o Centro China–Brasil de Mudança Climática e Tecnologias Inovadoras para Energia. Completam a Gauc a Universidade Nacional da Austrália, a Universidade da Califórnia, a Universidade de Cambridge, o Imperial College London, a Escola de Economia e Ciência Política de Londres, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a Universidade de Tóquio, o Instituto Indiano de Ciência, o Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) e a Universidade de Stellenbosch.

Conforme explicou Suzana, a atuação da Gauc é marcada pela inserção de novas tecnologias no mercado e pela busca por recursos para o desenvolvimento de pesquisas de ponta. “Esse é, inclusive, o foco da reunião em Davos”. Em sua avaliação, “ser uma universidade membro da Gauc tem relevância significativa tanto na área acadêmica, uma vez que está prevista a promoção de intercâmbio entre alunos e professores da Aliança, como na área de desenvolvimento tecnológico e inovação”.

Fórum Econômico Mundial

Fundado em 1971, o FEM é uma organização sediada em Genebra, na Suíça. Desde sua criação, realiza encontros anuais na comuna de Davos, onde residem pouco mais de 11 mil habitantes. Em 2020, a organização do evento divulgou a presença de 3 mil participantes, sendo, destes, 50 chefes de Estado.