UFRJ abre concurso público para 114 vagas

As vagas são para o magistério superior em diversas especialidades, nos campi Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Macaé

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) divulgou no dia 20/12 o edital nº 953 referente a novo concurso público. A Universidade preencherá, em caráter efetivo, 114 vagas para o magistério superior. Para todas as oportunidades é obrigatório o título de doutor.

Os salários podem chegar a R$ 9,6 mil, além do auxílio-alimentação de R$ 458, auxílio-pré-escolar de R$ 321, auxílio-transporte e auxílio-saúde.

As oportunidades do Centro de Tecnologia (CT) são para as áreas de Materiais de Construção; Sistemas de Potência; Métodos Quantitativos; Sistema de Energia e Máquinas; Engenharia de Fatores Humanos; Tecnologia Gráfica; Trabalho e Formação Politécnica; Engenharia de Processos e Segurança de Processos; Tecnologias da Indústria Química Inorgânica.

O Centro de Letras e Artes (CLA) oferece vagas para as áreas de Letras Espanholas; Fundamentos da Cultura Literária Brasileira; Língua Portuguesa; Filologia; Projeto Urbano; Tecnologia do Meio Ambiente; Projeto de Arquitetura; Fundamentos de História e Teoria do Urbanismo; Instalações Prediais; Gravura; Desenho; Geometria Descritiva e Sistemas Geométricos de Representação; Projeto de Paisagismo e Topografia Aplicada ao Paisagismo; Trombone; Musicologia e Educação Musical; Regência Coral.

Já o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) disponibiliza oportunidades para  Psicologia e Atenção Psicossocial; Psicometria; Desenvolvimento Cognitivo; Teoria da Comunicação com Ênfase em Psicologia; Produção Editorial – Redação Técnica; Radialismo – Roteiro para Rádio e TV; Filosofia Geral; Indivíduo e Sociedade; Sociologia do Gênero; Fundamentos Sociológicos da Educação; Didática Especial e Prática de Ensino de Língua Portuguesa; História Antiga; História da América – Período Colonial; Trabalho, Formação Profissional e Política Social.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) está com vagas para  Farmacologia Básica e Aplicada ao Desenvolvimento de Fármacos; Anatomia: Envelhecimento; Biologia Tecidual: Pesquisa Básica e Translacional no Envelhecimento; Educação Física Escolar: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio; Esportes Coletivos e História da Educação Física; Capoeira/Esportes de Combate; Teorias da Dança/História e Crítica da Dança; Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação em Ciências e Saúde na Cultura Digital, Laboratório de Tecnologias e Cognitivo; Química Teórica; Metodologias Analíticas; Virologia Molecular; Ecologia de Organismos; Deuterostomado; Saúde, Ambiente e Trabalho; Epidemiologia das Doenças Crônicas Não Transmissíveis; Epidemiologia das Doenças Transmissíveis; Análises Farmacêuticas e Biofarmácia; Biotecnologia e Bioquímica Translacional; Fundamentos/História da Enfermagem; Metodologia do Ensino e da Assistência; Periodontia; Estomatologia; Biologia Computacional; Pediatria Geral; Medicina da Família e Comunidade; Medicina do Adolescente.

Já o Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) dispõe de oportunidades para as áreas de Matemática Pura; Engenharia de Software; Probabilidade e Estatística; Matemática Aplicada; Arquitetura de Computadores/Redes e Sistemas Distribuídos; Probabilidade/Estatística; Ótica Experimental com Ênfase em Aprisionamento Ótico (Pinças Óticas); Caracterização Estrutural de Materiais; Astronomia Geral; Sistema Solar e Sistemas Planetários; Petrologia Sedimentar/Geologia de Campo/Geologia Geral; Meteorologia.

Há também vagas para o Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) nos campos de Direito Processual Civil; Teoria Geral do Estado; Direito do Trabalho e Processo do Trabalho; Contabilidade Financeira; Contabilidade Gerencial; Métodos Quantitativos; Gestão, Tecnologias e Informação; Economia Política e Desenvolvimento Econômico; História Econômica e Economia Brasileira; Economia para as Relações Internacionais e Defesa; Comportamento Organizacional/Liderança/Gestão de Pessoas.

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) tem vagas para as seguintes áreas: Paleoinvertebrados; Arqueologia; Sistemática e Taxonomia de Aves Neornithes.

O campus Caxias oferece oportunidade na área de Matemática. Já o campus Macaé para Física Geral com Ênfase em Ensino de Física; Anatomia Humana; Alimentação Coletiva/Estágio Supervisionado/Técnica Dietética; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Pedagogia: Educação Brasileira e Didática na Formação de Professores; Engenharia de Produção/Teoria das Organizações e Contabilidade Gerencial; Clínica Médica/Hematologia; Clínica Médica/Infectologia; Clínica Médica/Reumatologia; Clínica Médica/Gastroenterologia; Propedêutica Médica/Semiologia Médica; Clínica Médica/Angiologia; Radiologia/Propedêutica Médica; Ortopedia/Propedêutica Médica; Oftalmologia/Propedêutica Médica.

As jornadas de trabalho serão de 20 ou 40 horas semanais.

Inscrições e provas

As inscrições para o concurso da UFRJ deverão ser feitas pelo site http://concursos.pr4.ufrj.br entre 4/2 e 17/3. A taxa de inscrição varia de R$ 70 a R$ 200, dependendo do regime de trabalho e da categoria (professor auxiliar, assistente ou adjunto).

O cronograma inicial previsto e os programas das provas do concurso serão disponibilizados no site antes do início do período de inscrições.

Clique aqui para ler o edital na íntegra.