UFRJ e USP estabelecem parceria para desenvolvimento de pesquisa

A reitora da UFRJ, Denise Carvalho, e o reitor da USP, Vahan Agopyan, assinaram convênio

Reitora da UFRJ em discurso na USP – foto: Marcos Santos/USP

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP) firmaram uma parceria o desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas e culturais. O convênio foi assinado em São Paulo, no dia 20/12, pela reitora da UFRJ, Denise Carvalho, e pelo reitor da USP, Vahan Agopyan.

O documento consiste na parceria entre o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP. O objetivo é a realização de cursos e disciplinas, a concepção de eventos científicos e culturais, a troca de informações e publicações acadêmicas, a criação de projetos de pesquisa e o intercâmbio de professores e pesquisadores.

A união das duas maiores universidades do Brasil é importante e, para a reitora da UFRJ, potencializa a ciência no país. “Precisamos institucionalizar mais as nossas ações. Quando um convênio é estabelecido, ele fica para a história. A mobilidade internacional é importante e a USP e a UFRJ são internacionais desde os primórdios. É importante esse intercâmbio científico com outros países. Mas, o Brasil avançou e aqui há ciência de qualidade, à frente de seu tempo, sendo desenvolvida em nossas instituições. Nossos estudantes têm que ter orgulho de serem cientistas brasileiros”, afirmou Carvalho.

Agopyan ratificou a importância do fortalecimento da união. “Nos momentos atuais, é muito importante praticarmos a interação entre nossas atividades-fim. Temos muito a fazer. Temos de nos manter unidos e ter compreensão de que a sociedade precisa saber o que fazemos. Esta não é apenas a assinatura de um convênio. Precisamos manter as equipes unidas, trabalhando e mostrando para a sociedade os nossos resultados. Nossas instituições têm uma história muito similar, robustas, com raízes profundas, bem arraigadas e, juntas, somos mais fortes”, afirmou o reitor da USP.

Também participaram da cerimônia o diretor do IBCCF, Bruno Lourenço Diaz, e o diretor do ICB, Luís Carlos de Souza Ferreira. As atividades previstas no acordo serão dirigidas pelos professores Maria Cristina Machado Motta (IBCCF) e José Donato Junior (ICB).

Com informações do Jornal da USP