
Foto: Higinio Queiroz (Coordcom/UFRJ)
O Núcleo de Solidariedade Técnica (Soltec) e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ realizam, na quarta e na quinta-feira, 13 e 14/11, no Centro de Tecnologia (CT), a quinta edição do Festival de Tecnologias Sociais e Economia Solidária. O evento conta com a parceria do Fórum Estadual de Economia Solidária (FCP) e visa promover o intercâmbio de saberes entre a Universidade e diversos setores da sociedade.
O festival é a culminância de uma construção coletiva que está sempre em processo. Por isso, também tem a colaboração da Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF), de redes de Agroecologia existentes no Rio de Janeiro, das Frentes Parlamentares de Economia Solidária, além de gestores públicos, comunidades tradicionais e outros movimentos sociais.
Na programação, uma Feira de Economia Solidária, Mostra de Tecnologias Sociais, oficinas, exposições de arte, rodas de conversas e uma apresentação das contribuições das universidades para o desenvolvimento social. De modo geral, a proposta é refletir sobre como devem ser as relações da economia solidária com o poder legislativo, com movimentos sociais, qual o papel dos gestores públicos, das universidades e das organizações não governamentais, como se tornar uma alternativa à economia de mercado, como fortalecer os instrumentos de finanças solidárias, entre outros temas.
Quer participar? Clique aqui para se inscrever e confira a programação completa no site do Festival.