Nota de pesar

Falecimento de Wanderley Guilherme dos Santos

Wanderley Guilherme dos Santos. Foto: Divulgação – Editora UFRJ

A Reitoria da UFRJ tomou conhecimento, com pesar, do falecimento do professor aposentado da instituição Wanderley Guilherme dos Santos, na madrugada do último sábado (26/10). Wanderley tinha 84 anos e era um dos mais renomados e grandiosos cientistas políticos do Brasil.

Graduado em Filosofia pela UFRJ (1958), fez doutorado em Ciência Política pela Universidade Stanford (1969) e estágio pós-doutoral também na UFRJ. Com vasta experiência na área de Ciência Política, Wanderley concentrou sua pesquisa na área da Teoria Política.

O pesquisador recebeu 15 prêmios, entre eles a Medalha Minerva (2004) e o Prêmio Literário da Academia Brasileira de Letras, na categoria Ensaio, Crítica e História Literária (também em 2004). Wanderley publicou mais de 30 livros, entre eles A difusão parlamentar do sistema partidário: exposição do caso brasileiro, pela Editora UFRJ, em 2017 – uma de suas obras mais recentes.

“Estou firmemente convencido de que as propostas de reforma eleitoral em curso, ademais de não produzirem efeito relevante na cultura política do país, ao contrário da insustentável esperança de muitos, podem propiciar o aprisionamento da diversidade nacional em retrógrado cartel partidário. Enquanto incisivas e pormenorizadas investigações demonstrem o oposto, é o enraizamento desse cartel partidário que as pequenas legendas vêm impedindo, como efeito colateral da disputa em que se empenham”, afirmara Wanderley, na obra.

A perda de Wanderley Guilherme dos Santos é irreparável para nossa comunidade e para o Brasil.

A Reitoria da UFRJ presta condolências à família e aos amigos.

Reitoria da UFRJ
27/10//2019