Feira Agroecológica da UFRJ está também no polo de Biotecnologia

Mercado é realizado às quintas-feiras, em vários pontos da Cidade Universitária

Foto: Paula Brito (Projeto Casa/UFRJ).

A Feira Agroecológica da UFRJ, realizada às quintas-feiras, na Cidade Universitária, chegou ao polo de Biotecnologia do Parque Tecnológico. As agricultoras, que há pouco tempo comercializavam os alimentos no pátio da Faculdade de Letras (FL),  posicionam-se agora em frente ao restaurante Projectus. Permanecem em suas bases os agricultores com banca nos blocos A e H do Centro de Tecnologia (CT) e no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

Realizada desde 2010, a Feira Agroecológica da UFRJ oferece à população alimentos saudáveis, produzidos de forma ecológica e vindos diretamente das famílias produtoras. O projeto de extensão Comunidade Acadêmica que dá Suporte à Agricultura (Casa) é parceiro da feira e oferece aos consumidores uma vinculação mensal com direito a uma cesta de alimentos por semana.

Os valores das cestas de alimentos vão de R$ 18,00 a R$ 31,50 por semana. O pagamento é feito antecipadamente e calculado conforme o número de semanas de cada mês. As cestas são compostas por seis itens: frutas, legumes, folhas, raízes, processados e temperos. Os alimentos variam conforme a estação do ano e a safra.

A ideia do projeto Casa é criar uma nova relação entre o consumo e a produção de alimentos, unindo as pontas da cadeia. Seguindo o conceito da CSA (comunidade que sustenta a agricultura), o projeto Casa estabelece parceria com os agricultores, que fornecem as cestas de alimentos. Quem se inscrever tem ainda a oportunidade de se aproximar das famílias agricultoras, conhecer sua realidade e estreitar laços. Ao longo do ano, são realizadas visitas e vivências aos sítios e quintais produtivos.

Para receber as cestas ainda em setembro, basta preencher o formulário: https://forms.gle/o2XPzYVgoFuGvEzs9. Nos próximos meses, as inscrições permanecerão abertas. As vagas são limitadas. Mais informações estão disponíveis nas mídias sociais do projeto Casa: Facebook e Instagram. Ainda tem dúvidas? Escreva para: prosumidoresufrj@gmail.com.