Reitora da UFRJ ministra aula magna na Unir

“Ciência(s) entre Luzes e Sombras” foi tema da aula da reitora Denise Carvalho

Denise Carvalho discursando

foto: Divulgação/Unir

Na última quinta-feira, 8/8, a reitora da UFRJ, Denise Carvalho, ministrou a aula magna do segundo semestre da Universidade Federal de Rondônia (Unir). “Ciência(s) entre Luzes e Sombras” foi o tema escolhido pela organização do evento Acolhida 2019.2, que aconteceu pela manhã.

A aula, no auditório do campus Porto Velho, durou 50 minutos. Em seu discurso, Denise destacou a importância das instituições públicas de ensino superior: “Há aumento de mestres e doutores no país. Estamos jogando luz sobre o sistema de ensino. Somos importantes para que a educação brasileira avance, porque o ensino superior é o local da formação de professores qualificados para atuarem no ensino básico. Assim, não há que se diminuir investimento no [ensino] superior para atender ao básico ou vice-versa. É importante que haja financiamento de toda a educação para que a qualidade seja garantida, porque o financiamento público na educação não é gasto, é investimento; e só assim seremos uma nação melhor e deixaremos de ser uma nação periférica”, afirmou.

“Não podemos mais ficar entre luzes e sombras, entre saber se são mais importantes guerras e perseguições ou descobertas, arte e cultura. O Brasil tem que virar essa página. Sem dúvida nenhuma, nós temos toda a capacidade técnica desenvolvida no país para que haja o desenvolvimento da arte, da cultura e dos saberes. Que nós possamos, no país, vitalizar as sombras e aproveitar a luz que as nossas instituições públicas nos dão, porque a educação é transformadora!”, completou Denise.

Auditório lotado

foto: Divulgação/Unir

Entrevista, roda de conversa e assinatura de termo de cooperação técnica

À tarde, a reitora da UFRJ concedeu entrevista coletiva à imprensa local. Denise destacou a relevância do ensino superior público para o Brasil. Na sequência, participou da roda de conversa Pós-Graduação e seus Desafios, liderada pelo pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Unir, professor Carlos Luis Ferreira da Silva.

No final do encontro, um termo de cooperação técnica entre a UFRJ e a Unir foi assinado por Denise e pelo reitor Ari Miguel Teixeira Ott, da Unir. Com o documento, ações conjuntas poderão ser firmadas entre ambas as universidades para o fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Com informações da assessoria de comunicação da Unir.