Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa apresenta plano de trabalho

Pasta pretende aproximar sociedade e UFRJ, reforçando o papel da pesquisa

Denise Freire apresenta plano de trabalho no Consuni

foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

Na sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni) de quinta-feira, 25/7, a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PR-2), Denise Freire, fez a apresentação de sua pasta na nova gestão da Universidade. Entre as ambições da PR-2 está a de estreitar as relações da UFRJ com a sociedade, destacando a importância da pesquisa para a humanidade.

Segundo Freire, é preciso fomentar o desenvolvimento de parcerias entre a UFRJ e empresas, de forma universal e democrática, para potencializar os financiamentos e gerar pesquisas em todos os campos do conhecimento. Mostrar o potencial da Universidade para solucionar os problemas da sociedade de forma inovadora e interdisciplinar também é um dos eixos de gestão.

A PR-2 planeja apoiar projetos que visem transformar a realidade dos campi da UFRJ em uma “cidade inteligente”, sustentável, inclusiva, resiliente, tecnológica e inovadora. “Temos muitos problemas a serem resolvidos dentro dos campi, dos mais simples aos mais complexos, mas temos também muitas soluções sendo produzidas. Precisamos fazer essas coisas [problemas e soluções] se encontrarem”, afirma Freire.

A pasta pretende dar visibilidade aos centros de pesquisa da Universidade e desenvolver jornalismo científico. Outro objetivo é reformular a Agência UFRJ de Inovação, cujo foco será criar um ecossistema de inovação, isto é, um ambiente interligado que favoreça a relação da UFRJ com empresas e potenciais fontes de financiamento.

A PR-2 ainda possui outros planos: criar uma política de iniciação científica, implantar uma rede de acolhimento e apadrinhamento de estudantes estrangeiros e aprimorar o posicionamento da UFRJ nos rankings universitários.

Denise Freire deseja pôr em prática a realização de workshops para alinhamento de linhas de pesquisas coincidentes. A ideia é aperfeiçoar recursos e pesquisas a fim de que cientistas trabalhem juntos para a produção de conhecimento ainda mais plural. A PR-2 promete ter um olhar sério para os cursos de pós-graduação recém-criados, que têm conceitos 3 e 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) − com apoio dos cursos com conceitos 6 e 7.