Denise Carvalho toma posse como reitora em julho

Cerimônia de transmissão de cargos contará com autoridades e comunidade universitária para celebrar primeira mulher na função

Denise Carvalho e Carlos Frederico Rocha. Foto: Diogo Vasconcellos – Coordcom/UFRJ

O reitor Roberto Leher e a vice-reitora Denise Nascimento participam, no dia 8/7, da cerimônia de transmissão de seus cargos para Denise Carvalho e Carlos Frederico Rocha, escolhidos pela comunidade universitária e eleitos pelo Colégio Eleitoral da UFRJ neste primeiro semestre. A solenidade acontece no Auditório Horta Barbosa, Centro de Tecnologia, às 10h. A posse oficial acontece em 2/7.

O evento contará com a presença de autoridades do país e da comunidade universitária, sendo também aberto à sociedade em geral. Durante a cerimônia, o Coral Infantil da Universidade cantará o Hino Nacional, com a regência da professora Maria José Chevitarese. A banda UFRJazz, formada por alunos da Escola de Música e convidados, encerrará a solenidade.

Sobre Denise Carvalho e Carlos Frederico Rocha

Primeira reitora da UFRJ, Denise Carvalho é livre-docente em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de São Paulo (USP). É professora titular do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), com atuação em cursos de graduação da área de saúde e nos programas de pós-graduação em Medicina (Endocrinologia) e Ciências Biológicas (Fisiologia) da UFRJ.

Foi orientadora na turma fora de sede da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e no mestrado profissional da UFRJ para formação científica de professores de Biologia. Médica formada pela UFRJ com diploma cum laude (coeficiente de rendimento acumulado acima de 8), possui mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica), ambos pelo IBCCF.

Tem pós-doutorado pelo Hôpital Bicêtre (França) e pela Universitá degli Studi di Napoli Federico II (Itália). Já foi diretora e vice-diretora do IBCCF, coordenadora acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), além de diretora-adjunta de graduação e pós-graduação.

Carlos Frederico Rocha é professor associado do Instituto de Economia (IE) e pesquisador na área de Economia Industrial e da Inovação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRJ.

Graduado em Ciências Econômicas, é mestre e doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia, com as três formações pela UFRJ. Tem pós-doutorado pela Università degli Studi di Siena (Itália) e pelo Institute for High Technology − Universidade das Nações Unidas (Holanda).  Foi diretor do IE e vice-presidente da Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj). Além disso, atuou como membro do Comitê Técnico do Plano Diretor da instituição e representante do Conselho de Ensino para Graduados (Cepg).

Acompanhe a cerimônia ao vivo pelo Facebook, Instagram e Web TV da UFRJ

Cerimônia de transmissão de cargos

8/7, às 10h

Auditório Horta Barbosa, Bloco A do Centro de Tecnologia