UFRJ está entre as 100 melhores do mundo em cinco áreas

Museu Nacional abriga três dos cinco campos do conhecimento que tiveram menção internacional

Foto aérea da UFRJ

Foto aérea do Prédio da Reitoria. Foto: Fábio Portugal (Acervo)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se classificou entre as 100 melhores universidades do mundo em cinco áreas. Antropologia, Arqueologia, Arquitetura/Ambiente Construído, Estudos de Desenvolvimento e Línguas Modernas foram os campos de atuação da Universidade que ganharam destaque no QS World University Rankings by Subject, publicado no fim de fevereiro de 2019.

O Museu Nacional (MN),órgão da UFRJ, relaciona-se com três das cinco áreas mencionadas no estudo: Antropologia, Arqueologia e Línguas Modernas (referência ao Mestrado Profissional em Linguística e Línguas Indígenas). Destaque também para o Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, um dos únicos no Brasil com conceito máximo na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) — nota 7, que indica desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

Para Alexander Kellner, diretor do MN, a construção de conhecimento é a chave-mestra que demonstra a relevância do órgão. “Recebemos essa notícia com muita satisfação. Ela demonstra de forma clara que o Museu Nacional não perdeu a sua principal característica: a de gerar conhecimento. E os nossos cursos de pós-graduação, como o de Arqueologia, estão contribuindo para o nosso novo lema: o Museu Nacional Vive!”, afirmou. Para a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Leila Rodrigues da Silva, o fato evidencia a importância do Museu para a sociedade. “Apesar das adversidades, a produção de conhecimento no Museu Nacional, durante o ano de 2018, continuou tendo grande relevância”, disse.

Infográfico

Arte: Marco Aurélio Ribeiro (Coordcom/UFRJ)

Leila também fez uma análise sobre o desempenho da UFRJ no ranking. “O resultado (…) foi importante, sobretudo porque mostra uma melhora em relação à nossa performance no ano passado, quando tivemos tal nota em quatro áreas. A mudança não significou acréscimo de uma área, mas a perda da posição em Anatomia e Fisiologia e o ganho nas áreas de Arqueologia e Línguas Modernas”, explicou.

UFRJ subiu posições

As 48 áreas específicas são agrupadas em cinco grandes campos do saber. Nessa classificação geral, a Universidade subiu posições em relação ao ano passado em duas grandes áreas, estabilizou-se em outras duas e perdeu uma posição em uma área, apenas. Com o resultado, foi classificada entre as 15 melhores da América Latina. Em Artes e Humanidades, a UFRJ aparece em 9º lugar; em Engenharia e Tecnologia, também no 9º lugar; já em Ciências da Vida e Medicina, figurou na 7ª posição; em Ciências Naturais, na 6ª colocação; e, por fim, em Ciências Sociais e Administração, no 12º lugar.

Infográfico

Arte: Marco Aurélio Ribeiro (Coordcom/UFRJ)

Universidades brasileiras no ranking

Outras universidades brasileiras também aparecem no ranking entre os 100 melhores departamentos universitários do mundo: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O ranking

Publicado desde 2011 pela Quacquarelli Symonds, organização britânica de pesquisa especializada em instituições de ensino superior, o estudo avaliou mais de 1.200 universidades em 78 países, considerando quatro indicadores, adaptados de acordo com as áreas do conhecimento: reputação acadêmica, reputação entre empregadores, citações em artigos científicos e índice H, que que analisa o quão produtivo e impactante é o acadêmico médio de uma universidade.