Categorias
Memória

Nota de pesar

Cecilia Caballero Lois, professora da FND

Com grande pesar, comunicamos o falecimento da professora Cecilia Caballero Lois, da Faculdade Nacional de Direito (FND), na manhã desta segunda-feira (25/3). A Reitoria manifesta solidariedade à dor de seus familiares e amigos, neste difícil momento, e presta seu reconhecimento póstumo à dedicação de Cecilia à UFRJ e às suas contribuições para a área do Direito. 

Carreira

Com histórico de longa dedicação à UFRJ, Cecilia Caballero Lois vinha atuando como coordenadora de pós-graduação da FND. Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (1989) e concluiu mestrado (1993) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Realizou estágio pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009/2010). 

Atualmente, era professora titular de Teoria do Direito. Trabalhando da iniciação científica ao pós-doutorado, foi bolsista de produtividade (CNPq/PQ2), desenvolvendo trabalhos sobre Filosofia Constitucional Contemporânea, Teoria Constitucional e Teoria Feminista do Direito. Atuou junto ao MEC/Sesu em processos de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação na área de Direito. 

Foi membro, por três mandatos distintos, da Comissão de Ensino do Direito (MEC/Sesu) do Ministério da Educação (MEC). Foi avaliadora ad hoc do comitê de área do Direito da Capes e coordenou a implantação do Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Santa Catarina (2007-2009).

Na docência e na pesquisa, atuava nas áreas de Direito Público, Teoria Constitucional, Filosofia do Direito e Gênero, principalmente, em Teoria da Justiça, Teoria da Constituição, História do Constitucionalismo, Filosofia Constitucional Contemporânea, e, recentemente, Epistemologia Feminista e Teorias Feministas do Direito. Coordenava o grupo de pesquisa Justiça, Democracia e Assimetrias no Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

Reitoria da UFRJ

25/3/2019