Confira o segundo bloco de entrevistas com os candidatos à Reitoria

Representantes das três chapas falam sobre gestão de pessoas, recursos e patrimônio

Em ordem alfabética: Denise Pires, Oscar Mattos e Roberto Bartholo

Em entrevista ao Portal da UFRJ, os professores Denise Pires, Oscar Mattos e Roberto Bartholo apresentam suas propostas de candidatura à Reitoria da UFRJ para a gestão 2019-2023. No bloco anterior, publicado na última terça-feira (19/03), o leitor teve acesso ao posicionamento dos candidatos em relação a temas como ensino, pesquisa e extensão, políticas estudantis, internacionalização da universidade e segurança nos espaços públicos. Na segunda parte da entrevista, será possível acompanhar o debate sobre orçamento, políticas de pessoal, gestão patrimonial, entre outros assuntos.

Ao discutirem um tema sensível como a redução orçamentária nas universidades, os entrevistados apresentam leituras diferentes. Denise Pires defende mudanças na gestão e no planejamento da universidade. “Será fundamental conseguirmos priorizar e cortar gastos”, destaca. Mattos estima que o déficit tem sido de R$ 200 milhões por ano e defende um trabalho de articulação política pela retomada. “Elevar a receita própria e garantir a sua liberação é crucial”, diz. Bartholo, por sua vez, pondera que, “sem buscar inovações institucionais no aporte de recursos extra-orçamentários”, lhe parece “improvável” que no futuro a universidade desejada caiba na receita.