Candidatos à Reitoria apresentam propostas para a UFRJ

Representantes das três chapas respondem primeiro bloco de questões sobre o futuro da Universidade

Em ordem alfabética: Denise Pires, Oscar Mattos e Roberto Bartholo.

Em entrevista ao Portal da UFRJ, os professores Denise Pires, Oscar Mattos e Roberto Bartholo apresentam suas propostas de candidatura à Reitoria da UFRJ para a gestão 2019-2023. São dois blocos de perguntas que envolvem temas essenciais para a Universidade, como a política estudantil, governança, orçamento, segurança pública, autonomia universitária, entre outros. No primeiro, os candidatos defendem suas ideias para a UFRJ e explicam o porquê de concorrerem à eleição na Universidade.

Pires explica que sua chapa pretende acolher toda a comunidade universitária, melhorando a gestão e promovendo novas metodologias para a Administração Central. “Temos compromisso com a educação pública, gratuita, de qualidade e com a defesa intransigente da autonomia universitária e o respeito às decisões colegiadas.” Já Bartholo explica que recebeu apoio de parte da comunidade que o via como uma boa alternativa para a Reitoria. Entre as propostas da chapa, está “usar as novas tecnologias da informação e comunicação para mudar o modo como esta Universidade existe e é vista pela sociedade e pelo seu corpo social”. Mattos, por sua vez, também ressaltou a importância do apoio da comunidade universitária e de se posicionar no cenário atual: “As circunstâncias não permitem omissão diante da necessidade de unificar a comunidade em defesa do futuro da universidade pública, gratuita, laica, autônoma e comprometida com o desenvolvimento econômico, social e cultural dos povos”.