UFRJ é eleita segunda melhor universidade do país

Estudo produzido pela Espanha aponta, ainda, que a UFRJ ficou em terceiro lugar na América Latina

UFRJ

foto: Raphael Pizzino (Panorama UFRJ)

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) segue em posição de liderança entre as universidades do Brasil. É o que aponta a última edição do Webometrics Ranking of World Universities, divulgada em janeiro de 2019. Produzido pelo Laboratório de Cibermétricas, do Conselho Superior de Investigações Científicas, o maior órgão público de pesquisa da Espanha, o ranking posicionou a UFRJ na segunda colocação entre as instituições de ensino superior do país. Na América Latina, a UFRJ também expressa sua relevância: ficou em terceiro lugar.

O Webometrics Ranking of World Universities é publicado duas vezes por ano. O estudo, que já é feito há 15 anos, considera o desempenho de universidades de todo o mundo com base em sua presença na web, além do impacto das instituições na sociedade. A presença na web e a visibilidade são usadas pelo estudo como indicadores do desempenho global de uma universidade. Esses índices levam em conta o compromisso de ensino e pesquisa, o prestígio internacional percebido e os vínculos com a comunidade, incluindo setores industriais e econômicos. É considerada, ainda, a quantidade de artigos científicos de seus pesquisadores entre os 10% mais citados.

No Brasil, a lista é encabeçada pela Universidade de São Paulo (USP). Entre as universidades públicas do Rio de Janeiro, aparecem ainda a UFF (10º lugar), Uerj (15º lugar), UFRRJ (49º lugar) e Unirio (68º lugar). Já na América Latina, é a Universidad Nacional Autónoma de México que ficou na segunda posição, atrás da USP e à frente da UFRJ.

O ranking classificou mais de 28 mil instituições em todo o mundo e um novo estudo está previsto para o segundo semestre de 2019.

Veja o ranking completo do Brasil e da América Latina.