Reitores de universidades sul-americanas se reúnem na Argentina

Na conferência, foram discutidas ações da Associação de Universidades Grupo Monteviéu (AUGM)

O Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) realizou um encontro na Universidade Nacional de Rosário (UNR). A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho, Gerónimo Laviosa, e pelo secretário executivo da AUGM, Álvaro Maglia. O reitor da UNR, Hector Floriani, deu as boas-vindas aos presentes e desejou uma boa jornada de trabalho.

Durante a reunião, a coordenadora da Avaliação Institucional do Núcleo Disciplinar, Planejamento Estratégico e Gestão Universitária, Francisca Briones, apresentou o avanço da oficina da fase inicial para a formulação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da AUGM, em que os estatutos foram revisados a fim de incorporar um mecanismo de consulta permanente que proporcione maior acompanhamento da agenda e agilize as respostas do Conselho de Reitores.

A oficina de PDIs decidiu realizar sua próxima reunião na Universidade Federal de Santa Maria, junto com a reunião dos Delegados Consultivos em 2019.

Durante o dia, foram adotadas definições para a execução das defesas da Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018), com a participação do Grupo de Montevidéu na reunião do Plano de Ação da Conferência,convocada pela Universidade Nacional de Córdoba. A escolha foi acompanhada pelo Conselho de Reitores das Universidades Chilenas, pelo Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai, pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil e pela Universidade da República do Uruguai.

Essa atividade, chamada Rumo ao Plano de Ação da CRES 2018, será realizada nos dias 3 e 4/12 na universidade argentina como uma proposta para as associações, conselhos e redes que foram reunidos na UNC em 13/6 deste ano e informada durante a cerimônia de encerramento da CRES 2018. “Esta reunião tem o objetivo de definir o Plano de Ação da CRES 2018, o qual todas as instituições de ensino superior na região impulsionaram para 2018 a 2028. Com isso, sua participação é de suma importância para a continuação dos objetivos estabelecidos”, diz o convite do evento.

Na reunião do Conselho dos Reitores, novos acordos também foram aprovados, bem como um acordo específico com a Mercociudades, e as ações foram avaliadas para reforçar os programas da AUGM que estão em andamento, como o de intercâmbio Escala, a Conferência de Jovens Pesquisadores, os Comitês Acadêmicos, os Núcleos Disciplinares e as Comissões Permanentes.

Na ocasião, foi celebrada a incorporação da Universidade de Brasília à AUGM, cuja reitora, Márcia Abrahão Moura, participou pela primeira vez do Conselho.

Fonte: Ileana Carrizo (UNR)/Comunicação AUGM