Categorias
Memória

Estudantes da UFRJ organizam evento sobre Agroecologia

Iniciativa completa sua quarta edição entre os dias 12 e 14/11


Projeto Muda Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

A sustentabilidade e o direito alimentar serão tema da IV Semana de Agroecologia, evento organizado por coletivos de estudantes de diversas áreas da UFRJ. A edição de 2018, que volta a acontecer depois de três anos, coloca em destaque a soberania alimentar e os movimentos sociais entre os dias 12 e 14/11, em atividades espalhadas pelo Fundão e pela Praia Vermelha. 

A primeira edição do evento, em 2009, colocou em pauta na Universidade a importância de se discutir temas que relacionam as políticas alimentares com as ambientais e sociais. Dela surgiu a disciplina de Agroecologia e a retomada de iniciativas como a Feira Agroecológica da UFRJ, que reúne pequenos produtores na Cidade Universitária toda quinta-feira.

Já a edição deste ano, promovida pela Rede de Agroecologia da UFRJ, que reúne coletivos como o Capim Limão, Muda, Govz ao Pé da Letras e Questão Agrária em Debate, discutirá sobre de que forma a definição do Rio de Janeiro como zona urbana impede o trabalho dos pequenos produtores e a agricultura orgânica, contribuindo para o adoecimento da população e da terra. Além disso, o evento pretende tratar de como os movimentos sociais e universitários podem criar espaços, debates e soluções para esse cenário. 

Durante a Semana também será realizado um café da manhã solidário com feira de troca de sementes, mutirões nas agroflorestas da Rede Agroecologia da UFRJ e uma Feira da Reforma Agrária.

Para saber a programação completa e como participar, acesse a página do evento.