IPPMG celebra 65 anos

Instituto é referência em pediatria no Brasil

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ) comemorou 65 anos de história. O nome do instituto é uma homenagem ao professor e filantropo baiano Joaquim Martagão Gesteira, um dos médicos mais importantes na área de pediatria no Brasil. Em outubro de 1953, o prédio do IPPMG, primeiro a ser construído no campus do Fundão, seria inaugurado, passando a abrigar atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão em saúde.

O reitor da UFRJ, Roberto Leher, ressalta os desafios e conquistas históricas do instituto para a Universidade e o país. “O IPPMG é parte de uma revolução teórica que se materializou nos séculos XIX e XX com uma mudança profunda no conceito de infância, deixando de se considerar bebês e crianças como seres incompletos. A partir dessa mudança, o desenvolvimento da clínica ganhou nuances que geraram o campo da pediatria”, disse.

Referência em doenças pediátricas raras, o IPPMG conta hoje com uma estrutura de 68 leitos e 32 especialidades médicas. A criança com doença onco-hematológica recebe, no instituto, assistência especializada e integral.