Hospital Universitário reconstrói mamas de mulheres com câncer

Dezesseis pacientes em tratamento no HUCFF serão beneficiadas

No mês de conscientização sobre o câncer de mama, a UFRJ fará a implantação de próteses mamárias em 16 pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). As cirurgias acontecem entre os dias 22 e 29/10 e têm como objetivo resgatar a autoestima dessas mulheres.

As pacientes selecionadas para a cirurgia já tiveram as mamas removidas. Agora, em processo de reconstrução mamária, receberão próteses doadas por uma empresa líder na produção de implantes de silicone. “A possibilidade de devolver a autoestima para elas é o que nos motiva”, afirma o chefe do Serviço de Cirurgia Plástica do HU, César Cláudio.

O movimento Outubro Rosa visa disseminar informações sobre o câncer de mama, destacar a importância do diagnóstico precoce e contribuir para a redução da mortalidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), esse tipo de tumor atinge, por ano, cerca de 56 a cada 100 mil mulheres no Brasil.

Engajado nessa campanha, o hospital também realizará, no dia 22/10, às 10h, o HUCFF na Luta Contra o Câncer de Mama, que contará com a participação dos serviços de Ginecologia e Fisioterapia. O evento é aberto ao público, com inscrições feitas no local.