Universidade terá audiência pública sobre segurança no dia 30/5

Conselho Universitário discutiu tema e aprovou moção pedindo 100 vagas de vigilantes ao Governo Federal

Cidade Universitária

A sessão do Conselho Universitário (Consuni) desta quinta-feira (24/5) incluiu o tema segurança na pauta. Em vista do aumento de crimes na Cidade Universitária, os conselheiros discutiram possíveis soluções e informaram sobre casos no campus.

Audiência pública

Clique aqui para ver a íntegra da sessão

O reitor Roberto Leher informou que a Universidade realizará na quarta-feira (30/5) uma audiência pública para discutir amplamente a questão, no Auditório Quinhentão, do Centro de Ciências da Saúde. O evento terá início às 14h.

Segundo o professor, a comunidade universitária precisa discutir amplamente as alternativas para segurança em todos os campi, envolvendo estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, em especial aqueles que estudam segurança pública e que podem contribuir com dados qualificados e conhecimento especializado na busca de soluções.

Ele apresentou aos conselheiros um histórico das ações da Reitoria nos últimos anos, como a interlocução com todas as esferas possíveis dos governos estadual e federal, para coibir crimes graves como sequestros relâmpagos, e também para descobrir os autores da morte do estudante Diego Vieira Machado, que completa dois anos este ano.

Prefeitura Universitária apresentou ações do Proeis

Prefeitura apresentou ações do Proeis

Comissão

Um dos encaminhamentos da sessão foi a criação de uma comissão para acompanhar as ações de segurança na Universidade, principalmente as relativas à implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que entrará em vigor no próximo mês.

Diversos conselheiros demonstraram preocupação com a presença da Polícia Militar no campus. De acordo com a Reitoria, a atuação do programa estará submetida às diretrizes definidas pela Universidade.

Saiba mais sobre a implantação do Proeis

Contratação de vigilantes

O Consuni também aprovou moção pedindo aos Ministérios da Educação e Planejamento a abertura imediata de processo seletivo para contratar 100 vigilantes no âmbito do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).

Novo curso

Na sessão de hoje, os conselheiros aprovaram a criação do Programa de Mestrado Profissional em Inovação e Biblioteconomia em Gestão de Unidades de Informação. O novo curso de pós-graduação da UFRJ é vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas.

Homenagens

A sessão desta quinta também aprovou moções em homenagem aos professores Alberto Luiz Galvão Coimbra e Fernando José Cardim de Carvalho, falecidos na semana passada.

foto1: Marcos Gusmão – UFRJ

foto 2: Diogo Vasconcellos – CoordCOM/UFRJ