Adoecimento mental em servidores é pauta de debate

Pró-Reitoria convida servidores para discutir, no dia 28/6, as relações de trabalho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica a depressão como a maior causa de problemas de saúde e doenças incapacitantes em todo o mundo. Segundo as últimas estimativas da OMS, mais de 300 milhões de pessoas estão vivendo agora com depressão, um aumento de mais de 18% entre 2005 e 2015. Um recente levantamento da Coordenação de Políticas de Saúde do Trabalhador (CPST), ligada à Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4), aponta o adoecimento mental como a terceira maior causa de concessão de licença médica na UFRJ. Assédio moral, ambientes de trabalho conflituosos e foco na lógica produtivista são apenas alguns dos fatores que desencadeiam sofrimento psíquico nos servidores da Universidade, sejam docentes ou técnicos-administrativos.

De acordo com o superintendente de Gestão de Pessoal, Pedro Sá, “não é porque a universidade é uma instituição pública e local de reflexão que está imune às mazelas que atingem o mundo do trabalho”.

Para discutir amplamente esse tema e buscar soluções conjuntas, a PR-4 realizará um debate com docentes e técnicos-administrativos em Educação sobre Relações de Trabalho na Universidade e Adoecimento Mental, no dia 28/6, às 14h, no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Roxinho).

As pesquisadoras Alzira Guarany e Simone Silva, ambas da UFRJ, e Tatiana Magalhães, técnica-administrativa em Educação da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) da Universidade Federal Fluminense (UFF), foram convidadas para apresentar seus estudos e debater com a plateia os aspectos institucionais, as hierarquias e relações de poder, o fazer universitário, as estruturas de trabalho, o atual contexto das universidades e os impactos na vida dos servidores.

“O comparecimento de todos é fundamental”, afirma Sá, “para que possamos construir uma agenda que toque nesse assunto, encontrar alternativas para quem sofre e pensar em uma nova forma de trabalhar, com satisfação, para atender à sociedade.”

“Fatos importantes:

–  A depressão é um transtorno mental comum. Globalmente, mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades sofrem de depressão.

–  A depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e é um dos principais contribuintes para a carga global de doenças.

–  Mais mulheres são afetadas pela depressão do que os homens.

–  A depressão é diferente das flutuações de humor habituais e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Especialmente quando duradoura e com intensidade moderada ou grave, ela pode se tornar um problema sério de saúde. Pode fazer com que a pessoa afetada sofra muito e isso atrapalhe sua vida no trabalho, na escola e na família.

–  Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos

–  Existem tratamentos psicológicos e farmacológicos eficazes para a depressão.” (Fonte: site da OMS.)