UFRJ recebe servidores com novo processo de acolhimento

Mais de 80 técnicos-administrativos chegam à Universidade

Foto: Diogo Vasconcellos

A UFRJ realizou, entre os dias 11 e 18/4, a posse de 82 novos servidores para o corpo técnico-administrativo da instituição. Entre os destaques da primeira grande convocação do ano, estão cargos de assistente em administração, técnico em contabilidade e técnico em enfermagem, dos editais 455/17 e 293/16.

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) vem aprimorando o processo de posse para torná-lo mais humanizado, integrador e dinâmico, apresentando a Universidade e suas diversas áreas aos novos servidores. Para o assessor do gabinete da PR-4, Fernando Pimentel, dessa maneira o processo deixa de ser apenas um ato administrativo e passa a ser um acolhimento. “A tendência é que as posses tenham agora esse formato, com um número grande de convocações e um processo de ambientação.”

Como uma das primeiras atividades, os servidores participaram, no dia 11/4, de uma visita guiada pelo Museu Nacional, onde conheceram mais sobre essa importante e histórica unidade da UFRJ que comemora 200 anos em 2018. O grupo participou também de palestras de orientação sobre legislação e serviço público, educação e universidade pública, e memória e acervo da UFRJ, entre outras.

Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

O reitor Roberto Leher encerrou o segundo dia recepcionando os novos servidores e enfatizando que, mesmo em um cenário de perda de cargos importantes e de restrição a concursos públicos, a Universidade vem sendo capaz de se manter como uma das maiores instituições do país: “A UFRJ se reinventa e se reconstrói com a chegada de vocês”, afirmou. Para Leher, as universidades são hoje complexas e sofisticadas, e para isso necessitam de uma comunidade bem preparada e servidores comprometidos com seu desenvolvimento.

Thalita Ramos tomou posse no cargo de assistente administrativo e trabalhará no Complexo Hospitalar da UFRJ. A jovem aprovou o programa de acolhimento: “É muito legal poder conhecer como a Universidade é grande e tudo que ela oferece. Eu estou empolgada para fazer parte disso”, comemorou.

Servidores participam de cursos e aula magna

Foto: Raphael Pizzino – Coordcom/UFRJ

Uma das principais novidades do programa de acolhimento foi a realização de minicursos voltados para os cargos de assistente em administração e técnico em contabilidade, os dois maiores do

edital 455/17. Os novos servidores participaram de oficinas sobre as áreas acadêmicas, de pessoal e de gestão e finanças. A recepção acompanhou também a aula magna ministrada por Adolfo Pérez Esquivel, ativista dos direitos humanos e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1980.

Todas as atividades foram certificadas pela PR-4 e poderão ser utilizadas para a primeira progressão funcional de capacitação dos servidores.