Projeto do IBqM lança animação de prevenção ao câncer

Iniciativa do Programa de Oncobiologia conta com vídeos, jogos e exposição

O Programa de Oncobiologia, vinculado ao Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM), lançou, em parceria com pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), a animação Cem Anos de Intoxicação. Esse é o quinto vídeo do projeto que visa à educação e prevenção contra o câncer.

A série de animações disponibilizadas na internet trata de temas sensíveis relacionados à doença, como o câncer de pele, o HPV, o uso de álcool e, no vídeo mais recente, os alimentos ultraprocessados. Segundo a professora Cláudia Jurberg, coordenadora do Núcleo de Divulgação do programa, o câncer ainda é um tabu na sociedade. “As pessoas não falam o nome da doença, mas falam sobre a Aids, por exemplo, que, diferente do câncer, não tem cura”, afirma.

Financiado pela Fundação do Câncer e com o apoio de pesquisadores da UFF, Cem Anos de Intoxicação mostra como os alimentos passaram da produção doméstica para produtos ultraprocessados com uma série de componentes cancerígenos. As pesquisas buscaram o que o público ainda não sabia ou não estava em seu dia a dia, como a necessidade da leitura dos rótulos e quais substâncias são nocivas.

Os nomes dos vídeos são baseados na produção do Nobel de Literatura Gabriel García Márquez, com títulos como O Amor em Tempos de HPV e Memórias de Minhas Pintas Tristes, trazendo uma linguagem lúdica e divertida para atingir o público jovem. “É importante falar com os jovens, pois é nessa fase que eles definem os hábitos que vão repercutir para o resto da vida”, conclui.

Assista ao vídeo Cem Anos de Intoxicação no canal do programa.