Siac promove integração entre a comunidade

8ª edição do evento recebeu público interno e externo para celebrar pesquisa e extensão

Foto: Diogo Vasconcellos/ CoordCOM UFRJ

A 8ª edição da Semana de Integração Acadêmica (Siac) tomou conta da UFRJ entre os dias 23 e 29/10. O evento recebeu o público externo e toda a comunidade acadêmica para apresentações de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão, além de oficinas, debates e visitas guiadas.

A Siac engloba, atualmente, a 39ª Jornada de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (Jictac), o 14º Congresso de Extensão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a 9ª Jornada de Pesquisa e Extensão da UFRJ-Macaé e a 4ª Jornada de Formação Docente (Pibid), sendo um espaço único para o contato do público externo com as diversas formas de atuação da UFRJ na sociedade.

O evento recebeu estudantes de diversas escolas públicas do Rio de Janeiro para as atividades realizadas durante a semana. Os alunos tiveram acesso a visitas aos museus e laboratórios da Universidade, atividades físicas, experiências, debates e palestras relacionados à integração da comunidade com a arte, a ciência e a cultura.

Durante a mesa de abertura, Eduardo Serra, pró-reitor de Graduação, enfatizou a longevidade dessas atividades dentro da UFRJ e reforçou a importância da inclusão de toda a comunidade no processo. “Um evento como esse, que reúne diversos segmentos da universidade e da comunidade externa, que os coloca na mesma sala, serve como um momento de reflexão de nossas tarefas diante da sociedade.”

Para a estudante de jornalismo da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ) Bruna Vilar, a Siac é uma ótima oportunidade para a vida acadêmica dos estudantes e para a integração dentro da Universidade. A aluna apresentou trabalho durante a semana e considera a experiência positiva. “No início, eu estava desanimada em relação à pesquisa por não querer a área acadêmica. Participar da Jictac foi fundamental pra eu ter uma noção maior de como a pesquisa funciona e como a universidade pública continua contribuindo pra produção de conhecimento”, afirmou.

Foto: Diogo Vasconcellos/ CoordCOM UFRJ

Adriane Guimarães, professora, técnica-administrativa e uma das organizadoras do evento, destacou que a semana foi, mais uma vez, muito bem sucedida. As inscrições para a disponibilização de ônibus para as escolas públicas se esgotaram rapidamente e a comunidade se mobilizou para realizar um grande evento.

“A Siac teve apresentações de estudantes do ensino médio até pós-graduandos, passando por docentes e técnicos da comunidade interna e externa. Além disso, as apresentações de pesquisa, extensão ou pesquisa-extensão foram realizadas no mesmo espaço, permitindo a integração nos Centros. Os trabalhos foram excelentes”, comemorou.