INJC oferece orientação nutricional gratuita para alunos

Lanutri acompanhará graduandos com problemas de saúde

Bandejão de Letras – Foto: Marcos Fernandes/CoordCOM UFRJ

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) oferecerá, por meio do Laboratório de Avaliação Nutricional (Lanutri), orientação e acompanhamento nutricionais para alunos de graduação da UFRJ. A iniciativa envolverá nutricionistas para tratar estudantes que apresentem alguma doença decorrente de problemas de peso, como diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

O Lanutri desenvolve ações para promoção da alimentação saudável à comunidade universitária, com rodas de conversa, oficinas culinárias e atividades educativas. Após uma bem sucedida experiência com o acompanhamento nutricional de servidores por meio do Projeto Saúde na Medida Certa, o Laboratório percebeu que a demanda por um serviço similar para o público discente era enorme.

Segundo Marcelly Cunha, nutricionista do Lanutri e uma das organizadoras da iniciativa, durante o atendimento será realizada avaliação nutricional e será elaborado um programa alimentar de acordo com a necessidade de cada aluno. “Podemos solicitar também exames laboratoriais e serão agendadas revisões nutricionais para o acompanhamento”, explicou.

Para participar da iniciativa, o interessado precisa ter matrícula ativa nos cursos de graduação da UFRJ e preencher alguns pré-requisitos, como estar acima do peso e apresentar doenças crônicas associadas à pressão alta e/ou colesterol alto,ter obesidade grave,ter diagnóstico médico de diabetes, doença renal, entre outros.

Os alunos devem preencher o formulário no site (www.lanutri.injc.ufrj.br) e passar por uma triagem realizada pelo Lanutri.