Estação de Integração da UFRJ será revitalizada

Linhas de ônibus internos sofrerão alterações a partir de 4/9

Imagem: Diogo Vasconcellos/ CoordCOM UFRJ

O transporte integrado da UFRJ passará por mudanças significativas a partir de 4/9. A Estação de Integração da UFRJ será revitalizada e se tornará ponto de chegada e partida das linhas internas da Universidade. Com isso, os ônibus deixarão de realizar paradas no Terminal Aroldo Melodia (BRT) das 6h às 19h nos dias de semana. Segundo a Prefeitura Universitária, as mudanças tornarão o transporte interno mais rápido e com intervalos mais confiáveis.

Para maior segurança, os ônibus continuarão a transportar passageiros para a estação de BRT durante a noite, madrugada, finais de semana e feriados. De acordo com o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, serão instaladas na estação câmeras de monitoramento e uma cabine de vigilância com seguranças 24 horas por dia. As linhas internas receberão nova identificação conforme o destino: Gráfica, Coppead, Residência Estudantil I (circular), Estação UFRJ ou BRT.

A revitalização da Estação de Integração da UFRJ faz parte dos esforços para oferecer um serviço mais eficiente, com total administração da Universidade, e gerará economia significativa com o transporte. Segundo Eduardo Cézar, engenheiro de tráfego da Prefeitura da UFRJ, as mudanças impactarão os intervalos entre as paradas dos ônibus nos pontos do campus. “Há muito estudamos essa reativação da Estação de Integração, uma vez que percebíamos um descontrole do transporte interno. Era comum o atraso em toda operação”, esclareceu.

A UFRJ também realizará parceria com o Fundo Verde para a instalação de bicicletários em oito pontos do campus para que os usuários do transporte interno possam se deslocar na Cidade Universitária, além do projeto de recuperação das ciclovias e ciclofaixas, e implementação de carros elétricos.