CFCH e ECO/UFRJ promovem a abertura do ECOfoto

Na cerimônia serão conhecidos os três melhores trabalhos de acordo com o júri

Acontece na quarta-feira (23/8), às 14h, a abertura do Concurso Nacional de Fotografia (ECOfoto) – 7ª Documenta de Fotografia da ECO – UFRJ 2017. A sétima edição do certame é promovida pela Escola de Comunicação (ECO) e pela Decania do CFCH, por meio do projeto Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane Vieira de Souza, e tem como tema Vivências e Experiências Profissionais nas Áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Estarão presentes na cerimônia o reitor da UFRJ, professor Roberto Leher; a decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), professora Lilia Guimarães Pougy; o diretor da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, professor Amaury Fernandes; a superintendente acadêmica do CFCH, professora Ludmila Fontenele; e Fabiane Marcondes, coordenadora do ECOfoto. O evento acontece no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, localizado no campus universitário da Praia Vermelha.

Foram selecionadas 33 fotografias entre mais de 100 enviadas por fotógrafos profissionais e amadores. No dia da abertura, além dos trabalhos contemplados, serão conhecidos os três primeiros colocados do concurso. O 1º colocado ganhará uma bolsa integral em curso oferecido pelo apoiador Ateliê da Imagem, além de prêmio oferecido pela Livraria Universo. Já o 2º e 3º colocados receberão prêmios a serem definidos pela Livraria Universo. O júri foi composto por Cícero Rabello, fotógrafo da Central de Produção Multimídia (CPM) e membro do corpo técnico-administrativo da Escola de Comunicação da UFRJ; Ludmila Fontenele, representante da Decania do CFCH-UFRJ; Marian Starosta, representante do apoiador Ateliê da Imagem; Miguel Camelo, representante do apoiador Livraria Universo; e Teresa Bastos, membro do corpo docente da ECO-UFRJ. A exposição ficará em cartaz até o dia 10/10.

Clique aqui para conhecer os autores dos 33 trabalhos selecionados: http://www.eco.ufrj.br/ecofoto/ecofoto_2017.html.

ECOFOTO

O ECOfoto é um projeto iniciado em 2008, tendo como principal objetivo a valorização da fotografia entendida como bem cultural, que espelha o mundo a partir de novos olhares e variadas técnicas, fortalecendo a troca de experiências e o diálogo entre a sociedade e a universidade. O projeto pretende estimular a produção fotográfica pulsante e polissêmica, presente nos circuitos das periferias de todo o país.

O CFCH

Nesta edição, o ECOfoto celebra o aniversário do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que completa 45 anos. O CFCH atua amplamente na formação profissional, pesquisa e extensão, com a particularidade de envolver duas unidades da educação básica e atuar na formação de professores. Compõem este Centro as seguintes unidades acadêmicas e órgãos suplementares:

• Escola de Comunicação;

• Colégio de Aplicação;

• Escola de Educação Infantil;

• Escola de Serviço Social;

• Faculdade de Educação;

• Instituto de Filosofia e Ciências Sociais;

• Instituto de História;

• Instituto de Psicologia;

• Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Direitos Humanos.

SERVIÇO:

Abertura ECOfoto: Concurso Nacional de Fotografia – 7ª Documenta de

Fotografia da ECO – UFRJ 2017

Data: 23/8 (quarta-feira)

Local da cerimônia: Auditório Professor Manoel Maurício de

Albuquerque (andar térreo do prédio do CFCH – campus universitário da

Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, Urca)

Local da exposição: Espaço Memória, Arte e Sociedade Jessie Jane

Vieira de Souza (2º andar do prédio da Decania do CFCH – campus

universitário da Praia Vermelha da UFRJ – Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca)

O evento é aberto ao público.