Categorias
Memória

Fórum Rio terá nova reunião no dia 1/8

Encontro acontecerá no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ e contará com dirigentes

Após a primeira reunião do grupo, que aconteceu no dia 30/6, os dirigentes de instituições de ensino superior e centros de pesquisa públicos do estado do Rio de Janeiro que compõem o fórum se preparam agora para lançá-lo oficialmente. O encontro acontecerá no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, às 16h do dia 1/8, e tem como pauta o manifesto de lançamento do Fórum Rio, bem como a definição dos temas dos primeiros debates a serem promovidos e o calendário para o segundo semestre do ano.

Criado com o objetivo de enfrentar a crise financeira que atinge as áreas de educação, ciência e tecnologia do estado do Rio de Janeiro, o Fórum Rio busca articular as instituições com os setores democráticos da sociedade civil, a fim de promover discussões e debates que levem à elaboração e implementação de ações em defesa das instituições de ensino e pesquisa.

Para Carlos Vainer, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e coordenador do Fórum de Ciência e Cultura (FCC/UFRJ), a criação de um fórum permanente é essencial para que as universidades públicas assumam sua função fundamental de alertar a nação sobre os efeitos da crise e da situação política. “Essa iniciativa foi criada para vigilância, acompanhamento e construção de perspectivas em um momento em que a universidade pública, a ciência e a cultura são atacadas, assim como o patrimônio público em geral, os direitos trabalhistas e das populações indígenas”, ressaltou.