Nota sobre violência no campus da UFRJ

Prefeitura da UFRJ apresenta novas estratégias para manutenção da segurança

A Prefeitura Universitária divulgou uma nota a respeito das novas medidas que estão sendo tomadas para preservação da segurança na UFRJ. Leia abaixo:

Ciente do agravamento da violência e notória dificuldade que as forças de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro encontram para controlar a situação, a Prefeitura Universitária vem reformulando a estratégia para manutenção da tranquilidade nos campi da Universidade. O primeiro passo está no fortalecimento da Divisão de Segurança (Diseg), com melhorias nas condições de trabalho dos servidores, realizando a abertura de um processo para aquisição de novos veículos para patrulhamento das vias da Cidade Universitária.

Outra ação em andamento busca a conscientização de todas as empresas que atuam na Cidade Universitária (efetivação de um Conselho de Segurança) para que participem e possam contribuir de alguma forma com a melhoria na segurança do campus, realizando, por exemplo, doação de equipamentos para aperfeiçoar o monitoramento das áreas, ampliando a vigilância eletrônica remota.

Uma vez que é inviável o bloqueio das vias da Cidade Universitária sem prejuízo para o tráfego do Rio de Janeiro, a Prefeitura da UFRJ vem ainda recomendando às unidades a adoção de métodos de controle de acesso aos centros acadêmicos e estacionamentos do entorno, ao mesmo tempo em que realiza a reordenação do espaço público e redefine a atuação dos vigilantes das empresas terceirizadas.

A Prefeitura da UFRJ reconhece o enorme desafio que é prover segurança em uma área de mais de cinco quilômetros quadrados (equivalente aos bairros de Ipanema e Leblon juntos). Há restrições financeiras e legais para superar o crítico momento, mas permanecerá procurando as alternativas que lhe são cabíveis para a segurança da comunidade acadêmica e das milhares de pessoas que circulam pelo campus.