Muro terá obra de alunos e professores da UFRJ

">Muro terá obra de alunos e professores da UFRJ

Artistas da EBA produzirão mural na entrada da Cidade Universitária

Muro terá obra de alunos e professores da UFRJ

Imagem: Divulgação/Prefeitura Universitária

A professora Dalila Santos, da Escola de Belas Artes (EBA), que coordena os projetos Cor e Arte Mural do Programa de Bolsas de Iniciação Artística e Cultural (Pibiac), desenvolverá com os estudantes da UFRJ um grande painel no muro localizado na entrada 2 da Cidade Universitária, na Avenida Brigadeiro Trompiwsky. O muro com 273 metros de extensão, hoje pichado, será transformado numa grande tela com as obras produzidas por seis alunos, pelo professor Luiz Neves e pela própria Dalila. Cada artista teve liberdade criativa para propor um tema para a própria obra, com 34 metros.

Muros e equipamentos urbanos se tornaram telas em vários pontos da cidade e uma tendência mundial como forma de ocupação do espaço urbano e de levar arte para as ruas. Por isso, o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, ofereceu todo o apoio ao projeto da EBA. “O muro pertence à Universidade e a Prefeitura procurava um projeto que pudesse aproveitar melhor esse espaço, que é um grande outdoor e nada melhor do que utilizá-lo para levar a arte produzida pelos nossos alunos e professores da EBA de dentro da Universidade para milhares de pessoas que passam por ali todos os dias.”

A ideia é que as obras comecem a ser produzidas a partir de agosto para aproveitar o período de férias do curso de Belas Artes e elas devem levar cerca de 30 dias para serem concluídas. A Prefeitura da UFRJ fornecerá todos os materiais: tintas, pigmentos, rolos e pincéis. O projeto prevê ainda um mosaico a ser criado pela professora Dalila Santos.