AEDES: Que Mosquito É Esse?

Exposição da Fiocruz é atração na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo

Está em exposição na Casa da Ciência, até o dia 27/8, a exposição interativa Aedes: Que Mosquito É Esse?, sobre o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Com concepção, organização e montagem do Museu da Vida da Fiocruz, a exposição tem classificação livre e entrada gratuita.

Diversas atividades interativas estão à disposição do público, entre elas o Quintal Interativo, em que é possível observar, com lupas, o ciclo de vida do Aedes aegypti e as fases ovo, larva, pupa e alada (adulto). O visitante pode usar um aplicativo no celular para achar criadouros do inseto em locais distribuídos ao longo da exposição. A ideia é convidar o visitante a encontrar potenciais criadouros do vetor, como pneus, caixas d’água destampadas e garrafas armazenadas de maneira incorreta.

Uma impressionante escultura de mosquito fêmea, com mais de dois metros – criação do artista plástico Ricardo Fernandes –, recepciona o visitante e usa alta tecnologia para instigar o público: sensores de proximidade distribuídos em partes específicas do modelo 3D do Aedes aegypti projetam as informações em uma tela gigante, com textos, imagens e animações. A caça ao mosquito será intensa. Brincando, Além disso, um fóssil de mosquito em âmbar com cerca de 30 milhões de anos desperta a curiosidade.

Dividida em cinco módulos, passeia pelo complexo universo do inseto e usa tecnologia de última geração e material multimídia. A iniciativa é apoiada pela Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz – que coordena diversas ações integradas para o controle do Aedes na instituição.

Exposição Aedes: Que Mosquito É Esse?

Em cartaz até 27/8 Terça-feira a sexta-feira: das 9h às 20h / sábados, domingos e feriados: das 10h às 20h / fechada às segundas-feiras

Classificação Etária: sem restrição

Local: Casa da Ciência da UFRJ –  Rua Lauro Müller, 3 – Botafogo, RJ

Oficinas e atividade surpresa: senhas no local 30 minutos antes