UFRJ lança revista com produção de técnicos-administrativos

Práticas de Gestão em Institutos Federais de Educação são o foco do veículo

A UFRJ lançou na quarta-feira (31/5) a revista Práticas em Gestão Pública Universitária (PGPU) no salão nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O lançamento contou com a presença do reitor, Roberto Leher, do pró-reitor de Pessoal, Agnaldo Fernandes, da editora chefe e técnica-administrativa, Regina Dantas, e de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFRJ (Sintufrj), da Associação de Trabalhadores Terceirizados da UFRJ (ATTUFRJ) e da Associação de Pós-Graduandos (APG).

A revista semestral procura abordar temas relativos à Gestão Pública e ao trabalho diário do servidor e, por isso, tem como público-alvo os técnicos-administrativos em educação dos institutos federais de todo o Brasil, abrindo espaço também para docentes, terceirizados e aposentados envolvidos na construção universitária. Roberto Leher destacou a importante função que o periódico exercerá sobre seu público, sendo um instrumento significativo de inclusão e produção do conhecimento da Universidade. “A revista permite a sistematização, principalmente, da autonomia universitária. A lei nos garante a autonomia didática, financeira, administrativa e, cada vez mais, a técnico-científica vem sendo desenvolvida pelos diversos setores da UFRJ.”

A editora da revista, Regina Dantas, agradeceu, durante o lançamento, o empenho de todos os envolvidos para a criação de um veículo tão importante para as universidades do país. “Precisamos de periódicos científicos para publicar as pesquisas que nossos técnicos desenvolvem e não teriam um lugar propício para veicular, dando voz aos trabalhadores de todo o país”, ressaltou.

A primeira edição da revista, já disponível no site, conta com nove artigos de diversos institutos, uma resenha, uma entrevista e um relato de experiência. Segundo Patrícia Vieira, técnica-administrativa da UFRJ e membro do corpo editorial, as seções contam com formatos e linguagens diferentes para permitir que todos os interessados possam participar. “Os pareceristas trabalham de maneira a instruir os autores, ajudando na construção e formato do texto”, afirma.

Também técnico-administrativo e membro do corpo editorial, Gustavo Cravo comemora a abertura de mais esse espaço democrático dentro da Universidade. “Os técnicos alargam seu papel nas instituições assumindo diferentes funções, participando de maneira mais ampla da vida universitária e oferecendo uma contribuição bastante original à gestão das universidades.”

Confira a primeira edição da revista e como participar da próxima no site www.revistas.ufrj.br/index.php/pgpu/index