Nota sobre ação do esquadrão antibombas no campus

Após a descoberta de objeto suspeito, a Divisão de Segurança da UFRJ acionou a Polícia Militar

A Divisão de Segurança da UFRJ encontrou um objeto suspeito nos fundos do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) por volta das 9h30 desta segunda-feira (29/5). A caixa de 20x20cm foi deixada próximo à antiga emergência do Hospital, local de pouca movimentação.

Paralelamente ao isolamento imediato da área, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), responsável pelo policiamento das áreas externas da Cidade Universitária, foi acionada.

O Esquadrão Antibombas esteve no local e às 14h39 realizou detonação controlada do artefato como medida protocolar. A caixa estava vazia e o caráter explosivo do objeto não foi comprovado. De acordo com informação transmitida à Prefeitura da UFRJ pelo Esquadrão Antibombas, a detonação, mesmo sem confirmação de ser artefato explosivo, é uma medida de segurança padrão.

A Prefeitura da UFRJ informa que no dia 18/5 encontrou outro objeto suspeito, que foi coletado pela Polícia Civil, nas proximidades da Reitoria. A Administração Central da UFRJ aguarda análise do material pela perícia. Desde então, o monitoramento de atividades suspeitas no campus foi aumentado.

Em relação à ocorrência desta segunda-feira, o efetivo de segurança interna da UFRJ foi reforçado em áreas estratégicas com apoio da PMERJ.

A Prefeitura da UFRJ reforça que o WhatsApp (21)99413-3385 e o telefone (9090) 3938-1900 estão disponíveis 24 horas. Qualquer ocorrência suspeita pode ser comunicada pela comunidade universitária.