Nota de pesar

Falecimento do professor emérito Wolfgang Christian Pfeiffer, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF)

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do professor emérito Wolfgang Christian Pfeiffer, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ.

Em sua trajetória acadêmica, é reconhecido como referência internacional e pioneiro no campo de pesquisas acerca da contaminação ambiental por metais pesados, tendo sido o idealizador do Projeto de Contaminação Ambiental e Humana por Mercúrio na Amazônia.

Formado pela Escola Federal de Farmácia e Bioquímica de Ouro Preto, em Minas Gerais, ingressou no IBCCF como auxiliar de ensino em 1970,  tornou-se professor quatro anos depois e permaneceu servindo à instituição até a data do falecimento. Além disso, era membro da Academia Brasileira de Ciências e de outras organizações de pesquisa científica e teve papel importante para outras instituições de ensino, como a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), na qual o Laboratório Experimental da Reserva Biológica União foi batizado em sua homenagem.

Segundo o professor Olaf Malm, também do IBCCF, “A dedicação que o Wolf teve  às atividades de pesquisae didáticas e às funções administrativas, somada à sensibilidade nas relações pessoais, só evoca carinho, respeito, admiração e agora saudade de todos que com ele conviveram.”