Prefeito da UFRJ busca melhoria do policiamento no campus

Ripper esteve com representantes das polícias civil e militar

O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, saiu em campo, ao longo da semana, para assegurara melhoria do patrulhamento na Cidade Universitária após terem ocorridos ataques a integrantes da comunidade universitária no início de dezembro. Na sexta-feira (16/12), Ripper recebeu o comandante do 17º BPM, o coronel Odair Blanco, e o major Flávio Ribeiro Rocha a fim de que conhecessem o Centro de Controle Operacional (CCO) e levantassem pontos estratégicos para a atuação da Polícia Militar no campus. Na terça-feira (13/12), a visita foi à 37ª DP (Ilha do Governador), onde houve troca de informações para evitar que a violência volte a crescer na região.

O chefe de serviço da delegacia, inspetor Jorge Camillo, aproveitou para informar ao prefeito que já estão em curso investigações para prender a quadrilha que praticou sequestros-relâmpagos nos estacionamentos da Universidade. Inclusive, o inspetor deixou claro que há outras ações sendo realizadas por policiais civis disfarçados que estão circulando pelo campus para descobrir se há criminosos infiltrados na comunidade universitária.

Na semana passada, a Polícia Militar realizou uma operação nos ônibus que passam pelo campus, o que provocou a redução imediata do número de relatos de assaltos a passageiros que utilizam as linhas para estudar ou trabalhar na UFRJ. Durante a visita ao CCO, o coronel Blanco ouviu como funcionam as mais de 200 câmeras que monitoram a Cidade Universitária e demonstrou satisfação ao saber que a inauguração dos pórticos nos acessos à Ilha do Fundão permitirá aperfeiçoar o controle virtual de quem entra e sai da Universidade.

Paulo Mario Ripper informou aos policiais que disponibilzou um número de telefone para contato via  WhatsApp (99413-3385) para maior participação da comunidade universitária na denúncia de casos de violência. Ele também declarou que estão adiantadas as negociações com as empresas do Parque Tecnológico para a criação de um Conselho de Segurança da Cidade Universitária. O principal objetivo será viabilizar meios para ampliar o efetivo de segurança presente no campus, uma vez que o efetivo da Diseg permanecerá estável e está descartada a possibilidade de concursos públicos pelo governo federal.

De acordo com Paulo Mario Ripper, a Prefeitura da UFRJ está se empenhando para assegurar a tranquilidade de quem frequenta a Cidade Universitária. No fim do mês passado, o reitor e o prefeito da Universidade estiveram com o atual secretário estadual de segurança pública, Roberto Sá. “Apesar de todas as dificuldades pelas quais o stado do Rio de Janeiro está passando, nós estamos encontrando apoio por parte das forças de segurança pública. Internamente, a Diseg também vem trabalhando para que as atividades de vigilância estejam mais integradas”, finalizou.

Prefeito acompanhou o trabalho de monitoramento da PM no Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura da UFRJ.