Cidade Universitária recebe pórticos nos acessos

Em cada um dos pórticos, haverá câmeras para monitorar quem entra e sai da instituição

Por Sidney Coutinho

Edição Victor Terra

Na semana que antecede o Natal, o campus da Cidade Universitária recebeu um presente da Prefeitura da UFRJ: a instalação dos pórticos que demarcarão a área federal que compreende todo o campus e também ajudarão a controlar o fluxo de pessoas que ingressam na Universidade em veículos motorizados. Nas placas de fundo azul instaladas no fim de semana nas entradas e saídas, consta o nome completo da instituição e a efígie de Minerva, que a representa.

O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, acredita que a instalação dos três pórticos e de um semipórtico terá o papel de ajudar na segurança da comunidade universitária, pois eles indicarão os limites do campus da UFRJ e avisarão aos visitantes e frequentadores que, ao ingressarem na área, estarão sendo monitorados 24 horas por dia pelas câmeras. “Vamos deixar bem claro para quem passa por aqui que o local é destinado à educação e ao desenvolvimento da ciência. As regras de trânsito de forma geral, por exemplo, precisam ser respeitadas” disse.

O investimento em tecnologia para controle nos acessos é um meio de trazer mais segurança para a comunidade acadêmica. Em cada um dos pórticos, haverá câmeras para monitorar quem entra e quem sai da instituição. Além disso, há uma área para estacionamento de veículos de segurança, que poderão bloquear a passagem de automóveis se o Centro de Controle Operacional (CCO) achar necessário. Não está prevista a instalação de cancelas.

Em todos os pórticos, haverá speed tables (plataformas de travessia de pedestres) e sinalizações horizontal e vertical. “Aproveitamos o local para criar pontos de travessia segura para os pedestres”, disse Ripper. Os pórticos estão nos seguintes locais: acesso 1, próximo à Estação do BRT Aroldo Melodia; acesso 2, próximo à sede da Prefeitura da UFRJ e da Avenida Brigadeiro Trompowsky; e acesso 3, na rua Lobo Carneiro. O semipórtico fica na avenida Pedro Calmon, próximo à Ponte do Saber.

O pórtico do acesso 1 fica perto da estação do BRT

Na saída para a avenida Brigadeiro Trompowsky há outro pórtico

Equipes passaram o fim de semana instalando identificação nas estruturas

Fotos/Divulgação: Prefeitura Universitária