Servidores da Administração Central têm acesso aos sistemas garantido

Servidores da Reitoria e Pró-Reitorias voltam a ter acesso aos sistemas de informação

Em menos de 48 horas após o incêndio que atingiu o 8º andar do prédio da Reitoria da UFRJ, na Cidade Universitária, a Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Universidade conseguiu restabelecer o acesso dos servidores da Reitoria e das Pró-Reitorias aos sistemas de informação necessários ao trabalho.

Segundo Marcio Ayala, superintendente da TIC, os sistemas “só não foram restabelecidos antes porque foi preciso retirar toda a água da subestação, acumulada pela ação dos bombeiros, para viabilizar o funcionamento de um gerador que alimentasse o distribuidor de redes de informática”. Além das unidades localizadas no prédio da Reitoria, esse ponto de distribuição alimenta as redes digitais de unidades próximas, como o Parque Tecnológico, Garagem, Gráfica, Almoxarifado Central, Incubadora de Empresas da Coppe, Faculdade de Letras e parte da Coppead, que também tiveram restabelecido o acesso à internet e aos sistemas.

Agora, os profissionais de Tecnologia da Informação concentram esforços na montagem de 255 postos de trabalho temporários para a retomada das rotinas das Pró-Reitorias. “Instalamos no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza uma rede virtual que vai garantir o acesso dos servidores como se estivessem no prédio da Reitoria. À medida que os andares da Reitoria forem liberados, realocaremos os servidores em seus locais de trabalho”, afirma Ayala.