Lançado o primeiro edital de apoio a grupos artísticos da UFRJ

Apresentação pública do edital acontece hoje, 27/10, na sede do Fórum de Ciência e Cultura

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) e a Fundação Universitária José Bonifácio publicaram o primeiro edital do Programa de Apoio às Artes (Proart/UFRJ), direcionado a Grupos Artísticos de Representação Institucional (Garin). O programa tem como objetivo central promover a produção e difusão das artes, por meio do desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, contemplando as múltiplas linguagens e a diversidade das formas de expressão artística.

“Se quisermos ser uma universidade e não um colégio de ensino superior ou formação profissional, devemos usar os meios conjuntos para que todos os campos da nossa Universidade possam avançar igualmente”, afirmou Carlos Bernardo Vainer, coordenador do FCC. “O Proart busca reconhecer o papel fundamental da arte na formação do estudante como cidadão pleno.”

Poderão participar da seleção Grupos Artísticos de Representação Institucional, que são iniciativas reconhecidas pela Universidade, segundo critérios definidos na Resolução 01/2015 do Proart/UFRJ, com plano de trabalho que contemple programação relativa ao período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017.

“Este primeiro edital busca dar apoio a diversos grupos artísticos tradicionais da Universidade, como orquestras, corais, grupos teatrais que hoje passam por dificuldades”, explica Vainer. “Mas queremos abrir outros editais, em um futuro mais próximo possível, para contemplar outros grupos e fortalecer as múltiplas formas de manifestação”, concluiu.

Será realizada hoje, 27/10, das 16 às 17h, uma apresentação pública do edital, a fim de esclarecer os requisitos e procedimentos, na sede do Fórum de Ciência e Cultura: avenida Rui Barbosa, 762, Flamengo.

Os grupos artísticos que desejarem participar da seleção do Programa de Apoio às Artes deverão enviar suas propostas até 16/11/2016.

O edital e seus anexos estão disponíveis na página do Fórum de Ciência e Cultura.