Categorias
Memória

Nota sobre incêndio no 8º andar do prédio da Reitoria

Confira nota da Reitoria, publicada na manhã desta terça, 04/10

Ontem (3/10), por volta das 21h30, foi identificado um princípio de incêndio na sala 827, pertencente à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6). Infelizmente, o fogo se alastrou rapidamente e os servidores não puderam debelar o incêndio. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil foram imediatamente acionados e o combate ao incêndio seguiu até as 3h de hoje (4/10). A perícia será feita pela Polícia Federal e pelos especialistas do Corpo de Bombeiros. 

A Reitoria solicitou o apoio da Decania do Centro de Tecnologia (CT) e do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) para elaborar um laudo sobre possíveis comprometimentos estruturais da edificação. A parte elétrica do prédio já está sendo avaliada, assim como a rede de informática, pela Prefeitura da UFRJ e pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Supertic). Em reunião com as direções das unidades acadêmicas que compartilham a edificação, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU), a Escola de Belas Artes (EBA) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), foi solicitada a suspensão de todas as atividades acadêmicas no prédio até o dia 7/10. As referidas direções estão levantando a necessidade de salas para que as aulas possam ser retomadas dentro de poucos dias. A expectativa é de retorno às aulas no dia 10/10. As equipes técnicas estão levantando a situação das salas atingidas e um relatório será publicado em breve.  

A Reitoria estará instalada provisoriamente no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), assim como as Pró-Reitorias. A identificação dos setores e a divulgação dos telefones estarão disponíveis o mais rápido possível. Objetivando divulgar os encaminhamentos, será realizada reunião emergencial do Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) hoje, (4/10), às 14h, no CCMN, na Cidade Universitária. As atividades administrativas terão continuidade, objetivando assegurar os interesses maiores da instituição.  

A Reitoria e a comunidade da UFRJ agradecem a viva solidariedade das demais universidades federais, estaduais e da comunidade acadêmica nacional e internacional. A Reitoria reconhece também a solidariedade plena e o protagonismo de estudantes, técnicos-administrativos, terceirizados e professores de todas as unidades da instituição. Neste momento de extrema dificuldade e tristeza, a UFRJ saberá enfrentar essas adversidades, demandando apoio institucional compatível com a relevância da instituição para a Nação. Nesse sentido, agendará reuniões com o MEC e os outros ministérios diretamente relacionados com as universidades. Buscará também apoio da sociedade política, notadamente do Congresso Nacional e de todas as entidades que defendem um lugar estratégico para a Universidade brasileira.

Reitoria da UFRJ  Cidade Universitária, 4 de outubro de 2016.