Nota sobre desocupação de imóvel da UFRJ

Comunicamos que a desocupação do imóvel conhecido como ex-Canecão teve início na noite do último domingo, 4 de setembro

Comunicamos que a desocupação do imóvel da UFRJ localizado na Avenida Venceslau Brás, nº 215, conhecido como ex-Canecão, teve início na noite do último domingo, 4 de setembro. Desde o início da ocupação do espaço, em 27 de julho, a administração central da universidade, por meio de representantes da Reitoria, estabeleceu um canal de diálogo permanente com os ocupantes para viabilizar a saída, respeitando as iniciativas dos grupos culturais e a autonomia universitária. A UFRJ lutou por 30 anos para reaver o espaço de um pernicioso uso particularista de teor mercantil do imóvel e, desde a reapropriação, já elaborou um projeto para reconstruir o espaço e restaurar o painel “A última ceia”, pintado por Ziraldo no local em 1967, que até hoje não pode ser visto pelo público.  A universidade é uma instituição vigorosamente comprometida com as causas democráticas, e defende o uso democrático dos espaços públicos para difusão da cultura e da arte. Nos diálogos com os ocupantes, ressaltamos que o local ainda não dispõe de condições de segurança para reunir e acolher público, assim como isolamento acústico e infraestrutura para casos de sinistros. Cabe ressaltar que a responsabilidade pela integridade física de pessoas no local é exclusivamente da UFRJ. Referenciada nesses dois fundamentos, a instituição conclamou o movimento a dialogar com a universidade e desocupar a instalação, o que ocorreu com êxito.

Reitoria da UFRJ Cidade Universitária, 5 de setembro de 2016