Iluminação do campus será ampliada

Intervenções já foram feitas na entrada da Reitoria

A Prefeitura da UFRJ está trabalhando para ampliar a iluminação no entorno dos centros acadêmicos e atender à reivindicação da comunidade, principalmente a dos alunos dos cursos noturnos da Cidade Universitária. As intervenções começaram pelo prédio da Reitoria, onde está sendo realizada a troca de reatores e lâmpadas e a limpeza das luminárias. A estimativa é de que no regresso às aulas no segundo semestre outras áreas estejam contempladas.

No estacionamento do Centro de Tecnologia (CT), as equipes começaram os trabalhos no dia 20 de julho. Antes, porém, foi feita uma poda nas árvores. De acordo com o engenheiro Sérgio Eckmann, estão em andamento a readequação das conexões de eletricidade, pois em alguns locais o aumento no número de pontos de iluminação representa uma sobrecarga em toda a rede da área próxima. A meta é melhorar o entorno não só da Reitoria e do CT, mas também da Faculdade de Letras, Restaurante Universitário e Escola de Educação Física e Desportos.

Há cinco anos, todo o sistema de iluminação do campus foi substituído por luminárias que, além de econômicas, aumentaram a visibilidade. Recursos provenientes do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) permitiram investimento de mais de R$ 2,3 milhões. Houve a substituição dos postes de 15 metros, que sustentavam duas luminárias de vapor de sódio e ficavam no meio dos canteiros centrais, por postes de 12 metros com duas luminárias de 250 w em pontos mais próximos à faixa de rolamento das vias. No total, foram instalados 446 postes, 703 novas luminárias, 16 transformadores e mais de 90 mil metros de cabos de diferentes especificações. A Cidade Universitária passou a contar com 632 postes e 1.075 luminárias.

Texto: Sidney Coutinho
Edição: Victor Terra