Dicas de saúde na Prefeitura da UFRJ

Atendimento gratuito

Estudantes da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) estarão realizando atendimento gratuito para checar a pressão arterial, o índice de massa corporal (IMC) e verificar a glicemia capilar (um pré-teste de diabetes) dos profissionais que trabalham na Universidade. Sempre pela manhã, entre 8h30 e 11h30, em frente à sede da Prefeitura da UFRJ, cerca de 20 alunas estarão também dando orientações sobre Saúde da Mulher, Saúde do Homem, Alcoolismo, Diabetes, Dislipidemia (gordura no sangue), Hipertensão, Estresse e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

De acordo com as professoras Ellen Castelo Branco e Lúcia Helena Lourenço, que coordenam as atividades do programa interdepartamental, há dois grupos realizando os atendimentos: um na Cidade Universitária e outro na Rodoviária Novo Rio. “Há mais de dez anos realizamos essa atividade a cada semestre aqui em frente à sede da Prefeitura da UFRJ, o que é interessante, pois já orientamos muitos trabalhadores a buscar ajuda médica quando detectamos algo ou mudamos os hábitos alimentares deles”, disse Lúcia Lourenço.

Aqueles que desejarem verificar como anda a saúde, podem anotar os dias de realização das atividades. Em junho, nos dias 2, 7, 9, 16, 28 e 30; e nos dias 7 e 14, em julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura da UFRJ / Sidney Coutinho