A Semana de Eletrônica apresenta a Hackathon UFRJ

Evento será o primeiro da Universidade e pretende gerar soluções para problemas nos diferentes campi

Durante dois dias ininterruptos, o auditório Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia (CT), sediará o primeiro Hackathon da UFRJ, que começa no dia 17 de maio. O evento é conhecido por reunir programadores  por horas, dias e até semanas com o objetivo de explorar redes abertas, descobrir códigos e sistemas, e desenvolver novos projetos. O Hackathon busca reunir jovens e adultos das mais diversas áreas e instigá-los a desenvolver um projeto de solução inovador para os problemas da Universidade em quaisquer dos campi.

Serviços, produtos, aplicativos são algumas sugestões do que pode ser desenvolvido nesse ambiente. Com ampla infraestrutura e acesso à internet, é necessário que a solução desenvolvida seja pensada de forma a melhorar a Universidade, em condições cotidianas, ou o ecossistema dos diferentes campi. Os participantes, que podem ser professores, alunos ou técnicos-administrativos da UFRJ, estão livres para criar um novo projeto, desde que tenha aplicabilidade prática e potencial inovador.

O evento define que os projetos devem começar do zero, no ambiente da Hackathon. No entanto, poderão ser usados bibliotecas externas, APIs (Interfaces de Programação de Aplicativos) de código aberto, materiais e maquinários, desde que estejam disponíveis para todos os participantes. Grupos de quatro ou cinco pessoas devem ser montados, de forma prévia ou no decorrer das horas iniciais do evento. A formação de grupos interdisciplinares é incentivada pela organização do evento, pois assim há um conhecimento mais abrangente em cada grupo e este potencial deve ser aproveitado.

O que levar para o evento?

A Hackathon UFRJ  disponibilizará bancadas e cadeiras para trabalho, internet wifi de alta qualidade e sem limite de dados e também tomadas. Recomenda-se que os participantes levem computadores, pen drive, adaptadores de tomada, produtos de higiene pessoal (escova e pasta de dente, sabonete, xampu… ), toalhas e roupas. No último andar do bloco A do CT estão os banheiros com chuveiro para uso dos participantes.

Julgamento e Premiação

A banca de jurados, composta por representantes da Universidade e também do mercado de trabalho, irá avaliar os projetos com base nos itens inovação, aderência ao tema, qualidade técnica e viabilidade. O projeto vencedor será implementado na Universidade com o apoio institucional da Reitoria, Coppe e Fundo Verde.

O auditório Horta Barbosa está localizado no CT, bloco A, na Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.

Para informações mais detalhadas, acesse o site do evento ou leia o manual.