UFRJ promove curso sobre debates em Educação

O evento será no dia 5 de maio

A UFRJ realiza, com início no dia 5 de maio, o curso Debates em Educação: Complexo de Formação Voltado para a Educação Básica e convida para o evento os profissionais de escolas e universidades públicas de todo o estado.

O curso será composto por oito encontros de oito horas para discutir temas como a formação de professores, o currículo comum, as políticas de avaliação e a função social das escolas públicas. Haverá também um encontro final de apresentação dos resultados e da proposta do Complexo de Formação de Profissionais da Rede Pública de Ensino Básico.

Serão dois encontros mensais com o mesmo formato: o primeiro com uma aula inaugural e mesa de debates, pela manhã, e grupos de trabalho sobre o tema em debate, à tarde. O segundo tem o formato de grupo de trabalho para a consolidação dos documentos produzidos sobre o tema pela manhã e a formulação de questões de conexão com o tema subsequente, para a divulgação de um documento motivador do debate.

A UFRJ desenvolve ações voltadas à formação inicial e continuada de profissionais de Educação desde os anos 1930. A partir dessa época, a instituição tem mantido uma contribuição perene e troca constante de saberes com a sociedade no que tange às necessidades e aos modos de formação dos profissionais da Educação Básica por meio da formação inicial, materializada nas licenciaturas, nas pós-graduações lato e stricto sensu e na permanente dedicação ao aperfeiçoamento, treinamento, à qualificação e atualização de profissionais da Educação no campo da extensão universitária.

Para fazer a inscrição e conferir a programação, acesse o site da PR-5.

Confira a programação:

9h − Abertura:  professor Roberto Leher (reitor da UFRJ)

9h30 − Aula Inaugural: professor Antônio Nóvoa (reitor honorário da Universidade de Lisboa)

11h – Mesa de Debate Licenciaturas:  Carmen Gabriel (diretora e professora da Faculdade de Educação da UFRJ),  Rosanne Evangelista Dias (professora da Faculdade de Educação da Uerj), Maria Luiza Rocha (CAP/UFRJ). Moderador: professor Eduardo Serra (pró-reitor de Graduação da UFRJ)

14h – Grupos de Trabalho e Discussão: GT1: Formação de Professores; GT2: Curriculum Comum; GT3: Avaliação; GT4: Função Social das Escolas Públicas