Nota sobre fornecimento de energia a unidades da UFRJ

A concessionária Light comprometeu-se, no dia 20 de abril, a normalizar o abastecimento de energia em unidades da UFRJ

A concessionária Light comprometeu-se na tarde da quarta-feira, 20 de abril, a normalizar o abastecimento de energia de unidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tiveram o serviço suspenso na última segunda-feira. Tiveram fornecimento interrompido o Observatório do Valongo, a Editora da UFRJ e a Escola de Música.

No início da semana, a Reitoria recebeu com surpresa e indignação a informação que equipes da concessionária operaram para suspender o fornecimento de energia em unidades acadêmicas da universidade, mesmo com negociações em curso para a quitação de débitos.

Nunca houve por parte da UFRJ interrupção das negociações e de repasses, dentro dos compromissos assumidos. Este ano, a universidade realizou o pagamento de R$15 milhões em faturas referentes a 2015. Além disso, o fato de termos empenhado contas até o mês de março configura responsabilidade da universidade em quitar as faturas. A Reitoria considera injustificável e inapropriada a interrupção do abastecimento de energia em áreas acadêmicas, que envolvem ensino, pesquisa, segurança dos estudantes e do patrimônio público.

Destacamos que a universidade depende de recursos federais. No ano passado, encerramos nosso exercício financeiro com déficit de R$125 milhões, decorrentes de fortes contingenciamentos nos orçamentos de 2014 e 2015. Em vista desse cenário, temos nos empenhado para honrar compromissos, de forma a garantir o funcionamento adequado da universidade.

Na próxima segunda-feira, 25 de abril, a UFRJ terá uma reunião com a Diretoria Comercial da empresa, para propor um cronograma de pagamento de débitos e padrões de relacionamento com a concessionária, que reconheçam a universidade como um grande consumidor do serviço no Rio de Janeiro.

Reitoria da UFRJ

Cidade Universitária, 20 de abril de 2016