HUCFF faz descoberta sobre câncer de pulmão

Resultados da pesquisa permitem melhor qualidade de vida

Pesquisadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) fizeram uma descoberta sobre metástase óssea de câncer de pulmão, que foi publicada no periódico Lung Cancer, a mais importante revista científica sobre o tema. O grupo foi o primeiro a identificar o maior risco de metástase óssea em portadores de adenocarcinoma de pulmão, um subtipo específico do câncer, quando comparados com outros subtipos histológicos.

Os ossos são um dos principais locais de metástase no organismo. “Como sabemos dessa maior probabilidade de desenvolvimento de metástases ósseas no adenocarcinoma, podemos monitorar estes pacientes para conseguirmos diagnosticar e tratar a metástase mais precocemente, o que se traduz em melhoria da qualidade de vida e na sobrevida do indivíduo”, explica Marcelo Bragança dos Reis, coordenador da pesquisa. Além dele, participaram do trabalho os médicos do Instituto de Doenças do Tórax (IDT) Marcos Eduardo Machado Paschoal e Fernanda Carvalho de Queiroz Mello. A pesquisa avaliou 413 pacientes diagnosticados entre 2003 e 2012.

Marcelo Bragança dos Reis ressalta o papel do HUCFF na vanguarda do conhecimento: “A pesquisa foi integralmente realizada na instituição e prova que, apesar de todas as dificuldades, o HUCFF continua desenvolvendo pesquisas relevantes, de reconhecimento internacional. Já fomos convidados para apresentar os resultados da publicação na Inglaterra”, conclui.

Fonte: Assessoria de Imprensa do HUCFF